quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Solidariedade social com mais de 20 milhões de euros no plano para 2010



Cerca de 20,2 milhões de euros é quanto o Governos dos Açores se prepara para investir durante o próximo ano no desenvolvimento do sistema de solidariedade social no arquipélago.

Quase metade dessa verba destina-se à construção de equipamentos de apoio a idosos (5,6 milhões) e de equipamentos de apoio à infância e juventude (3,7 ME), destinando ainda o plano cerca de 2,6 milhões de euros para equipamentos de apoio aos públicos com necessidades.

Na área da terceira idade, os principais investimentos dizem respeito à criação de um lar de idosos na Calheta de S. Jorge (2,1 ME), remodelação e adaptação de um edifício para lar de idosos na Praia da Vitória (1 ME), implementação da Rede de Cuidados Continuados dos Açores (1 ME) e construção de lar de idosos no Pico da Pedra (450.000 euros) e de lar de idosos e centro de dia em Rabo de Peixe (435.458 euros).

Já quanto ao apoio à infância, o destaque irá, durante o próximo ano, para as obras da creche em Ponta Delgada (1 ME), da creche e atelier de tempos livres nos Arrifes (500.000 euros), da creche, jardim e centro de actividades ocupacionais em Santa. Cruz da Graciosa (500.000 euros), da creche de Vila do Porto (300.000 euros) e da creche e jardim-de-infância na freguesia de Terra-Chã (500.000 euros).

A construção de um centro de actividades ocupacionais com capacidade para 50 utentes, para apoiar todo o concelho de Vila Franca do Campo (1,2 ME), e a recuperação total de edifício antigo e sua adaptação para a instalação do actual centro de actividades ocupacionais da Ribeira Grande (1 ME) constituem as principais acções do projecto equipamentos de apoio aos públicos com necessidades.

Ao projecto equipamentos de apoio à família, comunidades e serviços, o Plano Regional Anual reserva ainda 6,8 milhões de euros, que são destinados na sua maioria a suportar os custos com o complemento açoriano ao abono de família para crianças e jovens (2,3 ME), alargamento da rede de equipamentos sociais nos Açores (2 ME) e complemento para aquisição de equipamentos para os idosos (1,5 ME).

Por último, os 1,3 milhões de euros afectos ao projecto igualdade de oportunidades servirão para custear, entre outras, acções no âmbito do combate e prevenção da violência e atitudes discriminatórias (600.000 euros), promoção do princípio da igualdade de oportunidades para todos (300.000 euros) e inclusão social e consequente mobilidade social de grupos mais vulneráveis (100.000 euros).


GaCS/FG

Sem comentários: