quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Carlos César elogia a energia e o entusiasmo na ajuda a quem precisa (rectificada)



O presidente do Governo dos Açores disse hoje ser um motivo de orgulho a acção desenvolvida, na região, de apoio aos mais necessitados, corporizada nas mais de seiscentas valências da rede regional de apoio social.

Falando no final de uma visita ao Palácio de Sant´ Ana, para apresentação de cumprimentos de Natal, de um numerosa delegação de utentes de diversas valências da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande – na qual sobressaíam sessenta crianças de várias idades –, Carlos César acrescentou que “somos uma região cheia de energia na ajuda e no entusiasmo em apoiar aqueles que necessitam”, apesar dos poucos recursos inerentes a uma região que não é rica.

Ao referir-se a alguns aspectos particulares dos sistemas de apoio em vigor, o presidente do Governo aludiu às críticas ao R.S.I., lembrando que, apesar das falhas, “é preciso não esquecer que 50% das pessoas que recebem o Rendimento Social de Inserção ou são jovens e crianças ou são pessoas com mais de 65 anos, o que mostra que esta prestação também ajuda quem não pode ou não tem idade para trabalhar”.

Carlos César admitiu que, pese o bom trabalho desenvolvido até agora, faltam ainda mais creches, falta maior capacidade de ter acolhimento permanente de idosos e maior protecção às pessoas com necessidades especiais.

“É esse o nosso próximo empenhamento”, afirmou, sublinhando ir o Governo dedicar maior atenção a essas pessoas, “para que não só elas tenham o apoio necessário, como as suas famílias vivam com maior tranquilidade o futuro”.

A propósito, anunciou que a Santa Casa da Misericórdia pode, no primeiro semestre do próximo ano, abrir concurso para a construção do seu almejado Centro de Actividades Ocupacionais, uma obra que estará concluída em 2012 e que custará cerca de dois milhões de euros.

Recebido com natural satisfação pelos visitantes – como, aliás, foi sublinhado pelo provedor, João Cabral de Melo – o anúncio culminou uma vista caracterizada pela alegria, pelas canções e representações alusivas ao Natal apresentadas pelos visitantes e pela troca de lembranças com Carlos César e a sua mulher, Luísa.



GaCS/CT

Sem comentários: