quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Carlos César salienta que os Açores foram a Região do país que mais cresceu em 2008



O Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, congratulou-se com os resultados dos dados publicados hoje pelo INE relativos ao crescimento da economia açoriana em 2008, afirmando que eles “são uma boa notícia para a economia açoriana e fazem prova da boa governação e do sucesso das políticas económicas e financeiras desenvolvidas nos Açores na última década.”

O PIB regional dos Açores registou, no ano passado, uma taxa de crescimento de 2,3%, e só mais duas regiões tiveram variação real positiva do PIB: a Madeira, com 0,6%, e o Centro, com 0,5%. Todas as outras regiões registaram quebras na sua actividade económica, sendo a mais significativa o Algarve, com -0,5%. Nesse ano a economia nacional estagnou (0,0%).

Comparando as duas regiões insulares portuguesas, a economia dos Açores cresce a um ritmo superior pelo quarto ano consecutivo e também mais do que a União Europeia a 27 (0,8%).

O Presidente do Governo açoriano salientou que “os Açores são a única região que, em todos os últimos 13 anos, teve taxas de crescimento positivas e só em apenas três anos cresceu abaixo dos 1,9%, concluindo que “ continuamos a convergir com o País e com a União Europeia, a mostrar um bom desempenho económico que ainda mais se acentua quando comparado com as realidades económicas que nos são confinantes.”

Segundo a divulgação do INE, e em cada um dos últimos 8 anos divulgados, bem como em 9 dos 12 apresentados, o ritmo de crescimento dos Açores foi sempre igual ou superior ao nacional, tendo como resultado a convergência da economia dos Açores para a média nacional, neste período de 1996 a 2008, de 10 pontos percentuais.

Relativamente à União Europeia, e em termos de PIB per capita, medido em paridades de poder de compra (PPC), os dados agora publicados mostram que os Açores têm registado uma convergência significativa, de 1996 a 2008, na ordem dos 7 pontos percentuais relativamente à União Europeia a 27 países.


GaCS/CT

Sem comentários: