quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dia Internacional dos Migrantes assinalado amanhã nos Açores



O Dia Internacional dos Migrantes vai ser comemorado amanhã na Região por iniciativa do Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, com o objectivo da promoção da interculturalidade, desenvolvendo um programa de actividades na mira da congregação de todos os migrantes residentes.

A comemoração, que se vai realizar no Auditório Luís de Camões, em Ponta delgada, abre pelas 10h30 com uma sessão do musical “Gira Mundos”, na qual participarão cerca de 800 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.

O musical Gira Mundos, produção da Nave do Tempo – Projectos Culturais, é destinado a crianças dos 6 aos 12 anos e pretende sobretudo apelar ao respeito pelos costumes e tradições de outras culturas, bem como à necessidade de mudança de atitudes face às diferenças culturais, no sentido de um maior enriquecimento de todo o ser humano.

O musical a que os jovens vão assistir conta a história de Carolina, uma aluna nova na escola. Zeca, novo colega, nota a sua timidez, dá-lhe a mão e mostra-se amigo. Com a ajuda de um chapéu-de-chuva que ela trouxera de muito longe, viajam os dois pelo Universo, descobrindo uma grande amizade. Essa viagem fá-los reflectir sobre o Planeta Terra e as suas gentes. Regressam mais certos de que a Terra é um lugar onde gostam muito de viver e onde querem ser felizes.

No decorrer das sessões do musical, será apresentado o livro “Contos de Lá”, resultante de um projecto realizado em parceria com as Direcções Regionais das Comunidades e Cultura, através das Bibliotecas Públicas e Arquivos da Região. Esta actividade, que terá lugar até ao final do mês de Dezembro, conta com a participação de cerca de 14 imigrantes residentes na Região, oriundos do Brasil, Cabo Verde, Ucrânia, Rússia, São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné Bissau e Alemanha, que têm como missão partilhar, junto dos mais jovens, as suas tradições orais, através da arte do conto tradicional.

A partir das 21H00, o Auditório Luís de Camões, em Ponta Delgada, abre as portas a todos para o espectáculo musical, dedicado a este dia, com as participações musicais de Ana Paula Andrade e Helena Oliveira, violinistas do Conservatório Regional de Ponta Delgada e o artista moçambicano Costa Neto.

Filho de um faroleiro e de mãe doméstica, Costa Neto nasceu em 1959, em Moçambique. É considerado por muitos como o mais fiel intérprete da música moçambicana na Europa, tem sido por isso convidado a representar o seu país em alguns dos mais mediáticos eventos onde se requer a presença da cultura moçambicana, destacando-se a participação no concerto de encerramento da conferência "GALEGO EM PÓ" em Santiago de Compustela, Galiza, a participação em três edições do festival "PORTAFRICAS", o encerramento das comemorações em Roma do 10º aniversário dos acordos de paz de Moçambique, a representação de Moçambique no festival "ENCONTROS LUSÓFONOS", em Lisboa, 2004, a participação no concerto "MUSIC AFRICA" em Roma, 2006.

Em 18 de Dezembro de 1990 a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Convenção Internacional para a Protecção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e as Suas Famílias. Em 2000 este dia foi proclamado o Dia Internacional dos Migrantes e desde então tem constituído uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a necessidade de proteger os direitos dos imigrantes e emigrantes em todo o mundo.

É com este espírito que o Governo dos Açores uma vez mais celebra este Dia promovendo a sã convivência de povos e culturas no Arquipélago, numa homenagem a todos os migrantes açorianos: aos que partiram das nossas ilhas e aos que escolheram os Açores como seu novo lar.


GaCS/LFC

Sem comentários: