terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Esclarecimento da Secretaria Regional da Economia




No seguimento de diversas notícias relativas ao abastecimento da ilha do Corvo em produtos essenciais, a Secretaria Regional da Economia entende necessário esclarecer o seguinte:

1 – No Grupo Ocidental, as condições meteorológicas que se têm verificado nas últimas duas semanas têm impossibilitado as ligações marítimas para o transporte de mercadorias entre a Ilha das Flores e a Ilha do Corvo.

2 - Face a esta situação, o Governo, através da Secretaria Regional da Economia, decidiu accionar os procedimentos de contingência para o abastecimento de bens essenciais. Na sequência dessa decisão, o transporte de mercadorias para a ilha do Corvo será realizado amanhã, dia 30, através da SATA-Air Açores, que já disponibilizou capacidade para 600 quilos de carga, para bens de primeira necessidade, nomeadamente, farinha, fruta, leite e derivados, entre outros.

3 – Esse procedimento excepcional será utilizado enquanto for necessário para assegurar o abastecimento da ilha do Corvo em bens dessa natureza.

4 – A determinação das quantidades e dos concretos bens a serem transportados por essa via foi feita em articulação com os empresários do Corvo, Câmara Municipal e serviços da Secretaria Regional da Economia.

5 - Para além disso, o navio “Santa Iria” encontra-se atracado no porto das Lajes das Flores, devidamente preparado e pronto para restabelecer a ligação à ilha do Corvo, logo que as condições do mar o permitam, transportando gás e outros produtos que não podem seguir por via aérea.

6 – Ainda quanto ao combustível, é importante ter presente o seguinte: no que respeita a combustível líquido, o Governo dos Açores, a 12 de Novembro passado, decidiu reforçar, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Corvo, a capacidade de aprovisionamento de combustível da ilha, através da instalação de um tanque com capacidade para 25 mil litros. Os procedimentos para a aquisição e instalação desse equipamento já estão a decorrer, prevendo-se que esta se encontre concluída dentro de cerca de seis meses.

7 - No que respeita ao gás, há cerca de oito anos atrás, foi criada uma reserva de segurança de garrafas de gás no Corvo correspondente a cerca de 300 unidades, a qual só deveria ser utilizada como último recurso. A gestão dessa reserva compete ao revendedor local desse tipo de combustível, o qual, de acordo com os procedimentos então definidos, deveria avisar os serviços da Secretaria Regional da Economia sempre que houvesse a necessidade de recorrer a essa reserva de segurança, indicando a quantidade de garrafas utilizada e repondo-a imediatamente. Essa comunicação não ocorreu.

8 – Apenas na passada semana, e em violação dos procedimentos estabelecidos, os serviços da Secretaria Regional da Economia foram informados, não só que se havia esgotado a totalidade de unidades para comercialização, mas, de igual modo, que também se havia esgotado completamente a reserva de segurança.

9 – Pelo exposto, o Governo dos Açores rejeita totalmente as críticas oportunistas que sobre este assunto lhe têm sido dirigidas por alguns partidos políticos, as quais revelam total desconhecimento sobre o que foi e está a ser feito para evitar e ultrapassar estas situações.



GaCS/FA/SRE

Sem comentários: