quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Governo Regional avalia prejuízos dos temporais em dez milhões e anuncia medidas de apoio e reconstrução




O presidente do Governo dos Açores reuniu-se esta manhã com vários membros do seu executivo para fazer o ponto da situação dos estragos provocados pelo mau tempo, analisar as medidas já tomadas de apoio às populações e de recuperação de infra-estruturas danificadas e decidir outras que fossem consideradas adequadas.

Falando no final dessa reunião, Carlos César anunciou que o Governo já decidiu proceder ao planeamento de obras de pavimentação de alguns troços já determinados de caminhos agrícolas paralelos à Via Vitorino Nemésio, na ilha Terceira; ao reforço de três pontes na freguesia de Quatro Ribeiras, incluindo uma grande reabilitação no caso da ponte da Ribeira Grande; à consolidação de um talude de aterro na estrada do Caldeirão, na ilha do Corvo; à reparação de um pequeno conjunto de infra-estruturas portuárias, incluindo a reposição de farolins no Corvo e nas Lajes do Pico e à reparação de alguns prejuízos que se verificaram na aerogare das Lajes, na Terceira.

“O Governo vai ainda apoiar cerca de dez estabelecimentos de pequeno comércio, no seu reequipamento e na reparação de pequenos prejuízos ocasionados pelas inundações, e promoveu já o realojamento, em habitações novas, de nove famílias, sendo cinco na Terceira e quatro em São Miguel, ilha em que está previsto o realojamento de mais duas outras famílias”, acrescentou.

Nos locais mais afectados por cheias, junto a ribeiras, e designadamente na ilha Terceira, foram identificadas cerca de duas dezenas de habitações sem condições de segurança, sobre as quais os respectivos proprietários e autarquias estão a ser informados de que estão a ser estudadas as melhores soluções.

“Já foram atribuídos apoios a agregados familiares num valor aproximado de duzentos mil euros para aquisição de equipamentos domésticos, na ilha Terceira, prevendo-se alguns apoios idênticos, também de carácter residual, na ilha de S. Miguel”, disse ainda Carlos César.

O Governo prevê, na sequência dos temporais, intervenções mais vultuosas no ordenamento de ribeiras, designadamente na ilha Terceira, investimentos esses que deverão atingir os três milhões de euros.

“Vamos também iniciar, no primeiro trimestre de 2010, a obra de protecção da orla marítima da zona adjacente à Rocha Quebrada, no lugar da Atalhada, que foi agravada com estes temporais. Por outro lado, já foram objecto de pequenas intervenções algumas dezenas de quilómetros de caminhos agrícolas, prevendo-se obras de requalificação de vários caminhos e de sistemas de abastecimento de água à lavoura que foram afectados, num total estimado de prejuízos que pode situar-se entre os três milhões e os quatro milhões de euros”, revelou o presidente do Governo.

Ainda no sector da agricultura prevê-se que se verifique a necessidade pontual de, mais tarde e em alguns casos, serem recuperados “stocks” de alimentação para o gado.

Nas estruturas de apoio à pesca, registaram-se apenas pequenos prejuízos, na generalidade das ilhas, que orçam num valor próximo dos quatrocentos mil euros.

No total até agora apurado – no âmbito das competências e acções a empreender pelo Governo, bem como no apoio a alguns investimentos municipais – estima-se que estarão envolvidos prejuízos em montante superior a dez milhões de euros.

“Nós pensamos que, com ligeiras reorientações do investimento público, será possível resolver os problemas ocasionados e desenvolver os investimentos que se mostrem necessários, sem necessidade de financiamentos suplementares”, concluiu o presidente do Governo.



GaCS/CT

Sem comentários: