sábado, 26 de dezembro de 2009

Governo Regional em alerta para fazer face ao mau tempo



Os secretários regionais da Ciência Tecnologia e Equipamentos e do Trabalho e Solidariedade Social realizaram, esta tarde, em Ponta Delgada, uma reunião com diversos responsáveis sectoriais para responderem da melhor forma a algum incidente provocado pelo mau tempo que se vai fazer sentir nas próximas horas em todo o arquipélago.

Falando à comunicação social, José Contente realçou que esta reunião tem um cariz preventivo, dado que o aviso meteorológico desta vez abrange um período mais longo do que o habitual, podendo prolongar-se o mau tempo até à madrugada de terça-feira.

Questões relacionadas com portos, aeroportos, zonas ligadas à pesca e zonas relacionadas com habitações, ribeiras, estradas regionais e bombeiros estão a ser devidamente equacionadas.

Nesta altura, um efectivo constituído por 500 pessoas está em alerta máximo para esta situação, desde os Serviços Florestais, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, passando pela Segurança Social e os técnicos da Habitação, para, em conjunto, haver uma resposta atempada e eficaz, se ela for necessária.

Segundo o governante, as forças da Protecção Civil, juntamente com os corpos de bombeiros, bem como todos os presidentes de Câmara, estão em alerta para esta conjuntura meteorológica, que para além de ser intensa vai ser longa.

Por isso merece toda a atenção, até porque é preciso renovar as equipas, se for o caso disso, uma vez que as pessoas não podem estar 24 horas sobre 24 horas acordadas, salientou José Contente.

Na ocasião, o secretário regional sublinhou que na ilha do Corvo já ocorreram fortes chuvadas, causando algumas inundações que foram prontamente resolvidas.

Por outro lado, a partir de Janeiro o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores vai dispor de um twitter, uma medida para reforçar a acção da Protecção Civil, anunciou José Contente.

Na reunião para além dos secretários regionais participaram, ainda, dirigentes de sectores como estradas e habitação, bem como o inspector de Protecção Civil e Bombeiros sediado em São Miguel.



GaCS/LM

Sem comentários: