terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mar galgou a terra nos Açores


O mar galgou ontem de madrugada a terra nos Açores, quando sopraram rajadas de vento até 100 quilómetros por hora, que provocaram o rebentamento de grandes vagas, nalguns casos de seis metros, em zonas ribeirinhas.

Uma destas zonas foi o prolongamento da Avenida Marginal de Ponta Delgada, perto da Igreja de São Roque, onde a força das ondas da preia-mar saltou o muro de protecção da orla costeira e invadiu a via pública, com a água a infiltrar-se em algumas habitações. Ninguém ficou desalojado, mas o susto foi grande e lembrou as desgraças que varriam este lugar no passado, quando não havia barreira de protecção entre as casas e o mar alteroso. Como medida preventiva, o trânsito esteve encerrado no prolongamento da Avenida Marginal, zona em que os funcionários camarários limparam os resíduos deixados pelo mar na via pública, sob o acompanhamento dos elementos do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Ainda em São Miguel, na zona do Pisão (concelho de Lagoa), as grandes vagas também atiraram materiais do mar para a via. Por seu lado, o troço de estrada entre o miradouro do Lombo Gordo (concelho do Nordeste) e Água Retorta (concelho da Povoação), foi temporariamente encerrado ao trânsito devido à queda consecutiva de árvores na estrada. Ontem, o dia esteve calmo, sem grandes estragos a assinalar. No dia anterior, o incidente mais complicado aconteceu na freguesia de São Mateus, lugar dos Terreiros, na ilha Terceira, quando o mar derrubou o muro de protecção da orla costeira e inundou algumas habitações. O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Entretanto, o presidente e elementos do Governo Regional vão reunir amanhã, pelas 10 horas, para fazerem um balanço dos danos causados pelo mau tempo. No encontro deverão ser tomadas novas medidas para apoiar as populações afectadas pelos temporais.


Fonte: DN

Sem comentários: