terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Presidente do Governo define como prioridade salvaguarda dos bens das pessoas afectadas pelo mau tempo na Terceira



O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje o estabelecimento de um “plano prioritário” com vista à salvaguarda das habitações e dos bens das pessoas afectadas pelas chuvas torrenciais que se abateram, esta madrugada, sobre a costa norte da ilha Terceira.

A informação foi avançada durante a visita que Carlos César efectuou, durante a tarde, às zonas mais atingidas pelo mau tempo, designadamente as freguesias da Agualva e das Quatro Ribeiras, no concelho da Praia da Vitória.

Segundo revelou, o plano prioritário contemplará ainda “um posicionamento preventivo” dos serviços operativos no sentido de ser acautelada a repetição de ocorrências como aquela.

"Agora, vamos verificar a distribuição dos nossos serviços operativos no terreno, a colaboração que o Exército e as forças de segurança estão a dar, verificar se é necessário o reforço de algumas dessas forças operativas e salvaguardar a situação de algumas habitações que se encontrem em situação de fragilidade", explicou o presidente no início da visita.

Anunciou também que um grupo de técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil, entretanto já chegado à ilha Terceira, irá “monitorizar a situação” de várias pontes, obras de arte, taludes e muros de ribeiras.

Quanto ao alojamento dos sinistrados, Carlos César disse ter indicação de que o mesmo estará a ser feito em segundas habitações e em casas de familiares, adiantando todavia que a Região dispõe de uma bolsa de habitações na ilha que “pode ser importante nos casos que não sejam superáveis através dessa solidariedade mais próxima”.

Por outro lado, explicou o presidente do Governo, “os serviços de segurança social sabem que nestas ocasiões devem falar com as famílias, verificar rapidamente a sua situação sócio-económica e tomar decisões quanto ao realojamento em consonância com a avaliação que fizerem do rendimento e da disponibilidade de cada uma dessas famílias”.

Depois de garantir que “todas as situações” serão estudadas, Carlos César prometeu ainda que, a par da questão habitacional, será igualmente equacionado o problema que diz respeito a alguns bens, como viaturas, sendo que o Governo poderá vir a “acautelar uma posição de apoio para alguns desses casos”.

O presidente do Governo manifestou ainda a sua satisfação pela solidariedade, amizade e fraternidade que tantas pessoas expressaram ajudando os seus concidadãos afectados pelo mau tempo, sublinhando que a “vontade das pessoas é sempre um grande instrumento de sucesso nestas primeiras intervenções de emergência”.

“Todos devemos cumprir o nosso dever e o nosso dever é ajudarmo-nos uns aos outros, respeitando naturalmente os procedimentos que têm que ser respeitados nestas situações”, concluiu Carlos César.



GaCS/FG

Sem comentários: