segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Vento e agitação marítima causam estragos no arquipélago



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, na sequência do mau tempo que tem vindo a assolar todo o arquipélago nos últimos dias, ocorreram, ao final do dia de domingo, várias situações provocadas principalmente pelo forte vento, bem como pela agitação marítima.

Assim, o troço de estrada entre o miradouro do Lombo Gordo, Concelho do Nordeste, e Água Retorta, Concelho da Povoação, em São Miguel, foi encerrado ao trânsito devido à queda consecutiva de árvores na estrada. Face a esta interrupção, a circulação automóvel entre o Nordeste e a Povoação deverá efectuar-se primordialmente através da Salga, Burguete, Furnas e o mesmo no sentido inverso.

No concelho da Madalena do Pico, na zona da Areia Larga, a estrada foi interrompida devido à deposição de materiais trazidos pelo mar.

Na freguesia de São Mateus, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, no local dos Terreiros, o mar derrubou o muro de protecção da orla costeira e inundou algumas habitações. Na zona da Villa Maria, na mesma freguesia, a estrada encontra-se interrompida, como medida de precaução, em virtude de o mar ter destruído o muro de protecção da orla marítima.

Na Horta, na zona do Pasteleiro, devido a várias inundações em moradias, estiveram no terreno oito homens, duas viaturas da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e seis homens e três viaturas dos bombeiros.

Na zona do Pisão, Concelho da Lagoa, em São Miguel, chama-se a atenção dos automobilistas para o facto de que a estrada, em alguns troços, apresenta materiais trazidos pelo mar. No local encontra-se uma máquina da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos para efectuar a limpeza.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, bem como os elementos da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e do Serviço Municipal de Protecção Civil da Povoação, encontram-se também a acompanhar os efeitos do mau tempo no Porto da Ribeira Quente, ilha de São Miguel.





GaCS/FA/SRPCBA

Sem comentários: