sábado, 30 de janeiro de 2010

Famílias verdes chegam aos Açores


O consumo eléctrico horário de uma centena de residências familiares dos Açores vai ser monitorizado pelo programa Green Families (famílias verdes) do projeto Green Islands, em execução no arquipélago por iniciativa do MIT-Portugal, da Universidade e Governo da Região.

Uma fonte da Universidade dos Açores anunciou este sábado que o processo de selecção das famílias que serão abrangidas pela monitorização, destinada a estudar os consumos de energia eléctrica nos lares da Região, está já a decorrer, diz a Lusa.

Nas casas escolhidas serão instaladas pequenas caixas nas tomadas dos principais aparelhos eléctricos para se registaram os consumos horários respectivos, indicou, referindo que o funcionamento desses equipamentos permitirá às famílias abrangidas conhecer os gastos e adoptar medidas para a sua redução.

Numa segunda fase, o Green Families prevê a instalação de equipamentos produtores de energia a partir de fontes renováveis em moradias de 20 famílias açorianas para monitorização do desempenho de unidades de micro-geração.

O projeto Green Islands pretende desenvolver estratégias para a sustentabilidade dos sistemas energéticos dos Açores e promover o incremento de novas tecnologias através do estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras do sector.


Fonte: TVI24

Sem comentários: