quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Governo aposta em infra-estruturas sociais em Vila Franca do Campo



A secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social visitou hoje à tarde, em Vila Franca do Campo, as obras do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e o loteamento da Lombinha, onde será construído um Centro de Actividades de Tempos Livres.

Num investimento na ordem dos 3,8 milhões de euros, o CAO terá capacidade para acolher 50 utentes e terá como principais equipamentos uma piscina de hidroterapia e uma sala de estimulação sensorial.

A piscina de hidroterapia visa contribuir para a reabilitação física, mental e psico-social de pessoas que apresentam diferentes limitações, entre quais, paralisia cerebral, lesões neuromotoras, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, Síndrome de Down e alterações posturais.

Já a sala de estimulação sensorial tem como objectivo proporcionar relaxamento e uma grande quantidade de estímulos sensoriais, desde efeitos de música, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

Para além do CAO, a estrutura contempla, igualmente, uma cozinha industrial e uma lavandaria que servirão todo o concelho de Vila Franca do Campo, bem como outras infra-estruturas e valências da Santa Casa da Misericórdia, no que concerne ao apoio domiciliário.

Para Ana Paula Marques trata-se de uma obra “importante” para o concelho, uma vez que permitirá aos jovens portadores de deficiência permanecerem na sua localidade e junto das suas famílias.

Segundo a governante regional, a criação, por concelhos, de equipamentos semelhantes àquele que está a ser construído em Vila Franca do Campo, é um dos objectivos do Governo nesta legislatura.

Na ocasião, a secretária regional recordou outros investimentos, nomeadamente o futuro CAO da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel e o CAO da Praia da Vitória, na ilha Terceira e a ampliação do edifício da Santa Casa da Misericórdia da Vila das Velas, em São Jorge.

Referindo-se ao loteamento da Lombinha, onde será construído o Centro de Actividades de Tempos Livres, Ana Paula Marques destacou a importância deste investimento para Vila Franca do Campo.

Orçado em 308 mil euros, o futuro Centro de Actividades de Tempos Livres terá capacidade para acolher 30 crianças.



GaCS/SM

Sem comentários: