quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Governo concluiu a maior acção de arborização com espécies endémicas efectuada nos Açores



A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas concluiu a arborização de uma área de 15.000 metros quadrados com Pau Branco, uma árvore endémica dos Açores conhecida desde a descoberta do arquipélago, que produz uma madeira altamente estimada, de cor “branco rosado”, extremamente dura e pesada, com múltiplas aplicações, especialmente em mobiliário artístico.

Este projecto, que surge no âmbito das políticas implementadas pelo Governo dos Açores, está localizado no perímetro florestal da ilha Terceira, na freguesia dos Biscoitos, uma zona anteriormente ocupada com incenso.

Trata-se da maior acção de arborização já realizada nos Açores com espécies autóctones, estando a ser implementados modelos de silvicultura previamente estudados e testados no âmbito do Programa de Melhoramento Florestal dos Açores.

Estão a ser utilizadas plantas produzidas localmente em infra-estruturas criadas para o efeito com técnicas e metodologias que asseguram produção de plantas de excelente qualidade.

Estes modelos de silvicultura permitem conciliar o seu potencial florestal com outros propósitos como a conservação dos recursos genéticos e um melhor ordenamento do território, encarando-se esta floresta, numa perspectiva multifuncional, capaz de produzir bens e ao mesmo tempo assegurar a conservação dos recursos, potenciando-se assim a abertura de novos horizontes ao sector florestal.



GaCS/MS

Sem comentários: