sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Governo continua a contribuir para a melhoria da competitividade das explorações agrícolas regionais



O secretário regional da Agricultura e Florestas congratulou-se, esta sexta-feira, com a evolução que as explorações leiteiras açorianas têm conseguido ao longo dos anos no sentido de se tornarem mais competitivas e responderem melhor às novas exigências dos mercados.

Em conferência de imprensa, que serviu para apresentar os resultados do resgate leiteiro levado a cabo pelo Governo dos Açores, Noé Rodrigues recordou que esta iniciativa se apresenta como “um instrumento poderoso para aprofundar a reestruturação do sector, melhorando a dimensão média das explorações e, consequentemente, aumentando a sua sustentabilidade e competitividade”.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas recebeu 285 candidaturas nesta operação, sendo que foram aprovadas 174, num total de 9.935.924 quilogramas de leite resgatados.

No entanto, o governante não deixou de se mostrar satisfeito pelo facto de existirem novos pedidos de quota em toda a Região que, sem contar com as ilhas de São Miguel e Terceira, atingem quase os 20 milhões de quilogramas, “o que deixa bem claro que a actividade da produção de leite na Região continua a ser atraente e a revelar boas expectativas para os agricultores”, frisou.

Os dados revelam que, desde 1996, a área média das explorações agrícolas é superior a 15 hectares, quase duplicando, e que a produção de leite triplicou chegando, em média, aos 180 mil litros por exploração agrícola.

Para o governante, estes indicadores revelam uma “clara reestruturação do sector” com maior eficiência, produtividade e profissionalismo nas explorações, acompanhados da melhoria genética que se foi implementando nos Açores e cujos resultados positivos são reconhecidos em toda a Europa.



GaCS/MS

Sem comentários: