quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lançamento do livro “A oposição ao salazarismo em São Miguel e em outras ilhas açorianas (1950-1974): com uma evocação de Ernesto Melo Antunes...

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove, na próxima sexta-feira, o lançamento do livro “A oposição ao salazarismo em São Miguel e em outras ilhas açorianas (1950-1974): com uma evocação de Ernesto Melo Antunes nas “Campanhas” dos Açores”.

Trata-se de uma colectânea de estudos e documentos, na sua maioria inéditos, organizada por Mário Mesquita, membro da Comissão Promotora da Homenagem a Melo Antunes, e publicada pelas Edições “Tinta da China” com o patrocínio da Presidência do Governo Regional dos Açores.

O lançamento da obra decorrerá no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pelas 21:30 horas, estando a respectiva apresentação a cargo de José Medeiros Ferreira.

De acordo com o organizador da colectânea, a referida publicação pretende ser uma homenagem a Ernesto Melo Antunes e aos seus anos nos Açores, embora este não seja, em rigor, um livro sobre Melo Antunes. A compilação incide, de uma forma mais abrangente, sobre a oposição democrática na ilha de São Miguel, nas décadas de 50 a 70, em que o militar que viria a integrar o Grupo dos Nove desempenhou papel de relevo, desde os anos de Humberto Delgado até ao tempo de Marcelo Caetano.

O livro está dividido em três partes:

- Evocações (com textos de Carlos César, João Bosco Mota Amaral e José Jorge de Magalhães Rodrigues);

- Testemunhos (com textos de Ernesto Melo Antunes, António Borges Coutinho, Bruno da Ponte, Carlos Enes, Dimas de Almeida, Eduíno de Jesus, José Medeiros Ferreira, José Pacheco de Almeida, Manuel António Pimentel, Mário Barradas, Sacuntala de Miranda e Weber Machado Pereira);

- Documentos (destacando-se, entre outros, correspondência do Posto de Ponta Delgada para a Direcção da PIDE-DGS, (1959-1968); cartas de Ernesto Melo Antunes sobre a situação política em São Miguel no primeiro semestre de 1969; a célebre “Declaração de Ponta Delgada”, por ele redigida, a qual constituiu a plataforma eleitoral da candidatura independente de um grupo de cidadãos às Eleições para Deputados em 1969; e, por último, correspondência relativa à libertação de Jaime Gama, preso pela PIDE-DGS em 1970).

A parte mais extensa e substancial do livro, os “Testemunhos”, é na sua grande maioria, composta pelas intervenções feitas no Colóquio “A Oposição ao Salazarismo nos Açores: Anos 50/70”, promovido pelo Fórum Açoriano, em Lisboa, no ano de 1994, por ocasião do 20.º aniversário do 25 de Abril, e organizado por Mário Mesquita, José Jorge Magalhães Rodrigues e Regina Martins.

Além do contributo para a fase menos conhecida da biografia de Ernesto Melo Antunes, este livro é também uma janela aberta sobre o ambiente político da ilha de S. Miguel nas décadas de 1950-70 entre as fileiras oposicionistas ao regime de Salazar e Caetano, nas quais se cruzam diversas tendências, gerações e protagonistas, todos eles evocados de forma plural ao sabor de diferentes testemunhos cuja compilação é de particular interesse para o público açoriano.


GaCS/JMB/BPARPD

Sem comentários: