terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mais de duas mil árvores já foram plantas junto às estradas regionais



Um milhão e meio de euros é quanto o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) vai investir, este ano, no projecto de integração paisagística da rede viária regional.

José Contente participou hoje numa acção de plantio de árvores de médio e grande porte junto à estrada regional nos Fenais da Luz, concelho de Ponta Delgada. Na ocasião, o secretário regional sublinhou que esta é uma operação que está a ser executada em vários troços da rede viária de S. Miguel, promovida pela Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres da SRCTE: “estamos a reforçar o plantio nas bermas das estradas regionais e esta acção contempla não só árvores mas também arbustos e herbáceas”.

Referiu ainda que em 2009 foram plantadas perto de 2 200 árvores, 700 arbustos e mais de 52 mil herbáceas. Só este ano foram já adquiridas árvores no valor de 57 mil euros, sendo que a maior parte do plantio é retirado dos viveiros da SRCTE e dos Serviços Florestais do Nordeste e o restante adquirido no mercado local.

O governante reafirmou esta acção como uma das prioridades do executivo açoriano para o ano de 2010, devolvendo às estradas regionais o carácter panorâmico, transformando-as em ícones turísticos.

“Vamos reforçar este ano a integração paisagística nos merendários, nas zonas de lazer, como miradouros, para que as estradas regionais mantenham esta configuração de cartões de visita, mas também funcionem como zonas aprazíveis e de lazer para todos quanto passam nelas”, acrescentou a propósito.

Para a presente época de plantação, a SRCTE adquiriu arbustos e árvores de grande porte, num total de 535 espécimes, destinados às bermas e jardins.

Infelizmente, alertou o governante, “somos confrontados, repetidamente, com situações de furto de novos plantios colocados nas estradas que, se não ocorressem, seriam certamente verdadeiros jardins”.

Respondendo à preocupação dos ambientalistas, que apontam o dedo ao abate de árvores para a construção das SCUT, José Contente esclareceu que, anualmente, o saldo é positivo, ou seja, são plantadas muitos mais árvores do que aquelas que são abatidas, além de que um terço das quais ainda são replantadas noutros locais.

“As obras das SCUT dão, neste momento, um aspecto mais degradado ao terreno, mas rapidamente serão repostas as espécies e plantadas novas ao longo do traçado, um esforço e um investimento que o Governo Regional está a empreender por toda a Região”, disse.

Neste momento decorrem acções de plantio em diversas zonas da Ilha de S. Miguel, nomeadamente na estrada regional de Capelas, na antiga estrada da Ribeira Grande, no Parque Século XXI, na Ribeira Quente, no troço compreendido entre a Vila do Nordeste e o Miradouro da Ponta do Sossego e ainda no troço compreendido entre os Arrastadouros e o Lombo Gordo.



GaCS/VS

Sem comentários: