quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Secretária da Educação quer diagnóstico cada vez mais precoce das crianças com necessidades educativas especiais

A secretária regional da Educação e Formação defendeu hoje, no Parlamento, a necessidade das escolas açorianas apostarem cada vez num “diagnóstico precoce” das crianças com necessidades educativas especiais.

Lina Mendes fez esta afirmação durante a discussão do diploma que cria um regime de concessão de bolsa de formação e de incentivos à fixação nos Açores de pessoal docente e não docente com formação em necessidades educativas especiais.

Segundo a secretária regional, o número de crianças com essas necessidades tem vindo a aumentar nos Açores precisamente porque o diagnóstico já começa também a ser feito mais precocemente.

“Queremos uma intervenção educativa adequada, sistemática e continuada, pois só assim conseguiremos resultados eficazes”, acrescentou.

Lina Mendes referiu ainda que o Governo, nesta matéria, aposta também “num trabalho articulado entre os técnicos, os docentes, os funcionários das escolas e toda a comunidade educativa”.

Quanto ao diploma, a secretária regional disse que o mesmo visa sobretudo a qualificação dos recursos humanos, ao mesmo tempo que proporciona incentivos à fixação, um aspecto que considerou “fundamental para criar uma melhor estabilidade na relação adulto/criança”.

Lina Mendes mostrou-se ainda agradada por todas as bancadas “terem valorizado” esta iniciativa do PS, afirmado que ela “representa um reforço da valorização da escola inclusiva”, uma matéria na qual os Açores têm sido pioneiros.


GaCS/FG

Sem comentários: