quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Secretaria Regional da Agricultura e Florestas reitera posição sobre quotas leiteiras



O secretário regional da Agricultura e Florestas reiterou, na Horta, a posição da Região pela manutenção do regime de quotas leiteiras, não apenas nos Açores mas em toda a Europa, ao contrário do que foi defendido pelo PSD Açores, ontem em conferência de imprensa.

Num quadro em que a grande maioria dos produtos lácteos açorianos são exportados para fora da região "não faz qualquer sentido defender, como faz o PSD Açores, a manutenção do regime de quotas leiteiras nas ilhas após 2015, mantendo a possibilidade da sua supressão no restante espaço europeu", salientou o governante.

Noé Rodrigues recordou que o regime de quotas "é uma forma de regular o mercado, ajustando a capacidade produtiva à capacidade de consumo, em todo o espaço europeu, e não apenas nesta ou naquela região".

Segundo Noé Rodrigues, "não deixa de ser verdadeiramente de singular gravidade" o facto do PSD Açores, no passado dia 15, pela sua eurodeputada, ter reproduzido como sua a convicção do indigitado Comissário da Agricultura de que “o desmantelamento das quotas leiteiras é uma decisão tomada pelo Conselho, em relação à qual não haverá recuos” para, no dia 20, vir falar pela boca dos seus deputados regionais, na “abertura manifestada pelo comissário europeu da agricultura relativamente à manutenção do regime de quotas leiteiras nos Açores após 2015”.

Para o secretario regional da Agricultura e Florestas, "de igual gravidade é o facto do PSD Açores falar de minorias de bloqueio quando, estando no Governo da República em 2003, na exacta altura em que foi decidido desmantelar o regime de quotas, não ter lançado mão de tal mecanismo".

Pela parte do Governo dos Açores mantém-se a defesa do regime de quotas leiteiras em toda a União Europeia e o aprofundamento das políticas visando reforço da competitividade e sustentabilidade da fileira do leite açoriana.


GaCS/SF/MS

Sem comentários: