segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Centenário da República assinalado com vasto programa cultural nos Açores


O Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, vai assinalar o 1º Centenário da República, com um vasto programa que percorre diversos domínios como exposições, conferências e colóquios, espectáculos, edições e projectos educativos, anunciou, esta manhã em Ponta Delgada, o director regional da Cultura.

Sendo o berço de alguns dos mais destacados vultos da 1.ª República, os Açores, segundo Jorge Paulus Bruno, envolvem-se nestas comemorações de uma forma efectiva com o início das comemorações agendado para o mês de Agosto do corrente ano terminando no final de 2011.

Das inúmeras iniciativas levadas a cabo pela Direcção Regional da Cultura, uma das mais emblemáticas é a reabilitação da Casa Manuel de Arriaga na cidade da Horta, espaço que pretende evocar a personalidade que foi Manuel de Arriaga e, simultaneamente, os ideais e os valores da República.

Um empreendimento orçado em 1.180.000 mil euros e com um prazo de execução de 270 dias, estimando-se que esteja concluído no final de 2011, declarou o director regional.

O primeiro acto das celebrações, no entanto, acontecerá em Agosto com a realização de uma escalada à montanha do Pico, o “ponto mais alto da República”, uma acção que pretende mobilizar, especialmente, os jovens.

Em paralelo, a Direcção Regional da Educação e Formação irá abrir um concurso com vista a seleccionar um aluno de cada uma das ilhas da Região para participar nesta escalada.

No campo das exposições, Jorge Paulus Bruno destacou, que o plano delineado visa envolver todos os museus e bibliotecas dependentes da DRaC e, por consequência, chegar ao maior número possível de cidadãos, através da realização e/ou apresentação, em cada um deste serviços, de pelo menos uma exposição.

Assim sendo vão decorrer três exposições estruturantes, no âmbito da abordagem ao período em que se implantou a República em Portugal, designadamente: «A República e a Modernidade», no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, no último trimestre de 2010.

Na mesma ocasião decorre a mostra «A República e a Imprensa», no Museu de Angra do Heroísmo, enquanto que «A República e a Ciência», patente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, vai ser apresentada no primeiro semestre de 2011.

Já na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada será inaugurada, no primeiro semestre de 2011, uma mostra evocativa de Teófilo Braga, com base na sua “livraria” e espólio documental, que fazem parte do acervo desta instituição.

Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo será apresentada a exposição intitulada «Quem fez a República?», numa parceria com a Fundação Mário Soares.

Em simultâneo, serão produzidas pela DRaC, com a concepção e orientação científica de Carlos Enes, duas exposições itinerantes sobre os temas «A República – Figuras e Factos» e «A República – Ideais e Valores».

Para o director regional da Cultura, estas exposições pretendem, por um lado, dar a conhecer um conjunto de personalidades açorianas (para além de Teófilo Braga e Manuel de Arriaga) que se empenharam e/ou protagonizaram papéis de relevante importância no contexto dos primeiros anos da República e factos que ocorreram nos Açores relacionados também com a República.

Por outro lado, visam salientar os principais ideais e valores subjacentes à República com a correspondente expressão nos Açores (é o caso do associativismo, o mutualismo, o ensino e passagem do súbdito ao cidadão).

Será, igualmente, realizada uma exposição de fotografia sobre o pico do Pico, em diálogo com o poema sobre o mesmo assunto de Manuel de Arriaga, o qual será objecto de reedição no âmbito do catálogo desta exposição.

No que se refere ao programa de conferências e um colóquio pretendem reflectir, em todas as ilhas dos Açores, através dos museus e bibliotecas, numa vertente histórica, aspectos que permitam compreender melhor as dinâmicas em torno da implantação da República e do período que decorreu até à ditadura do Estado Novo, não só no Continente como também nos Açores.

Com coordenação de Carlos Riley, o programa prevê a realização de várias conferências, ao longo do último trimestre deste ano e durante o ano de 2011, por especialistas em diversas áreas, abordando temáticas que vão desde: «A Igreja e a Questão Religiosa na 1ª República» pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, «A visita dos intelectuais aos Açores na 1ª República, por Machado Pires a «Manuel de Arriaga e o republicanismo» a cargo de Sérgio Campos Matos.

É de salientar ainda: «O comemorativismo e a República», por Maria Isabel João, «A arte nos Açores no período da 1ª República, a cargo de Isabel Albergaria e, ainda, «A ilha do Pico e a família Arriaga», com Susana Goulart Costa, entre muitas outras a calendarizar.

Nesta linha, em Abril do próximo ano, terá lugar um colóquio (por ocasião do aniversário da Batalha de La Lys) intitulado: «A Grande Guerra e a política externa portuguesa no período da 1ª Republica», cuja arquitectura e programa serão desenvolvidos em colaboração com Medeiros Ferreira.

Quanto a espectáculos, a temporada de música da DRaC prevista para este ano e para 2011 vai decorrer no contexto deste programa comemorativo e terá como director artístico Emanuel Frazão, realçou o director regional.

No âmbito das edições, é intenção do Governo Regional proceder à publicação de um conjunto de obras que devem contribuir para um melhor conhecimento do património ideológico republicano, através de publicações destinadas tanto aos adultos como aos mais novos.

Estão previstas fontes manuscritas inéditas, como a compilação das actas das vereações camarárias de todos os concelhos açorianos após a implantação da República. Bem como a colecção «Retratos» (publicação infanto-juvenil): e ainda os livros «Teófilo Braga» e «Manuel de Arriaga» por José Vaz e Helena Magalhães bem como, os catálogos das principais exposições e, ainda, a reedição do poema de Manuel de Arriaga relativo à subida ao pico do Pico.

Este vasto programa engloba, igualmente, o ensino, segundo disse, assim e em colaboração com a Direcção Regional da Educação e Formação, serão desenvolvidas diversas acções junto da comunidade educativa.

É o caso da criação de uma mala pedagógica para distribuição pelas escolas com elementos alusivos à 1ª República, e ainda a celebração da «Festa da Árvore» a decorrer nas escolas dos Açores, no dia 21 de Março de 2011, numa parceria com as direcções regionais dos Recursos Florestais e do Ambiente.

A efeméride será assinalada em todos os concelhos e freguesias dos Açores, com a plantação em recintos escolares de uma espécie emblemática e endémica da Macaronésia (o dragoeiro, associado ao primeiro ciclo económico – o das plantas tintureiras – do arquipélago açoriano).

A terminar, Jorge Paulus Bruno afirmou, que estão a ser diligenciados esforços no sentido de incentivar todas as filarmónicas da Região à participação na execução conjunta por todas as bandas do país do hino da República no dia 5 de Outubro de 2010, a uma mesma hora sincronizada pela Portugal Telecom, a que deverá corresponder um mapeamento do território nacional, em GPS, com a referenciação das filarmónicas que aderirem a esta iniciativa.



GaCS/LM

Sem comentários: