quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Governo explica situação de desemprego a membros do Rotary Club de Ponta Delgada

A convite do Rotary Club de Ponta Delgada, o director regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor explicou hoje, em Ponta Delgada, a actual situação de emprego e desemprego nos Açores.

Refutando os números do desemprego apontados pelos diversos partidos de oposição, Rui Bettencourt reiterou que o número de pessoas inscritas nos centros de emprego na Região é de 6.750, sendo que os Açores continuam a deter a menor taxa de desemprego do país.

“Estas 6.750 pessoas têm nomes, perfis profissionais, desejo ou vontade de exercer uma profissão e nós temos vindo a acompanhá-las para que tenham uma maior empregabilidade”, acrescentou o director regional.

Segundo Rui Bettencourt, a taxa de cobertura do número de desempregados na Região situa-se nos 82 %, enquanto que a nível nacional é de 60%, ou seja, 82% das pessoas inscritas estão em programas ocupacionais e têm subsídio de desemprego ou subsídio social de emprego.

Em relação à duração do desemprego, o director regional destacou que 80% dos inscritos estão no desemprego há menos de um ano, enquanto que a nível nacional esta percentagem se situa nos 50%.

“Nós fazemos questão que as nossas respostas minimizem e diminuam o tempo no desemprego. Há uma década atrás, 52% dos desempregados estavam inscritos há mais de um ano nas agências de emprego, sendo que actualmente o número é de 20 %”, explicou.

De acordo com Rui Bettencourt, uma das “fragilidades” do desemprego na Região prende-se com as baixas qualificações de alguns açorianos, daí a aposta contínua por parte do Governo na qualificação dos açorianos.



GaCS/SM

Sem comentários: