domingo, 28 de fevereiro de 2010

Inicia-se a exportação contínua de resíduos na Ilha do Corvo



Na última sexta-feira, por iniciativa da Câmara Municipal do Corvo e do Parque Natural de Ilha, foram remetidos os primeiros dois contentores com vidro para a Ilha de São Miguel, iniciando-se assim a remessa contínua de resíduos da mais pequena ilha do arquipélago. É um primeiro passo que se vem aliar à estratégia da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, tendente ao “lixo zero” nas Ilhas Reserva da Biosfera dos Açores. Nesta primeira viagem foram transportadas 4 toneladas de vidros.

No mesmo embarque, foram também exportadas 3 toneladas de pneus; estes com destino ao Centro de Tratamento da Ilha das Flores, propriedade da Empresa Varela Ambiente. Após tratamento, os pneus serão também transportados para a Ilha de São Miguel para recauchutagem ou para o continente para reciclagem. O preço do transporte é coberto pelo do operador de fluxo de resíduos ValorPneu e tendo por base a ecotaxa paga na aquisição de qualquer pneu em território nacional.

Este é também mais um passo para o sucesso do projecto EcoFreguesia na ilha do Corvo. Apesar de não existir qualquer freguesia no Corvo, o município local associou-se a esta iniciativa, inscrevendo-se directamente e passando assim engrossar o lote de mais de uma centena de freguesias açorianas concorrentes.

No passado, pontualmente, já tinham sido exportados resíduos da ilha do Corvo. Em 2009, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar contratou a empresa Serralharia do Outeiro para efectuar o transporte de dois contentores marítimos de 10 pés com resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (REEE), dois contentores marítimos de 20 pés com bidões de asfalto, 35 toneladas de máquinas industriais e camiões e 8 veículos em fim de vida.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: