quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Maior investimento de sempre na gestão de resíduos nos Açores

O director regional do Ambiente disse hoje, em Ponta Delgada, que está actualmente em curso nos Açores o maior investimento jamais feito em termos de gestão de resíduos, tratando-se, apenas, do início de uma revolução silenciosa e necessária.

Presidindo, em nome do secretário regional do Ambiente e do Mar, à abertura do XI Encontro Técnico da Ecoserviços, Frederico Cardigos sublinhou que estão a ser edificados os Centros de Resíduos das Flores e Graciosa, num volume de investimento de cerca de 12 milhões de euros.

Segundo anunciou, idênticos centros irão ser edificados, dentro em breve, nas restantes ilhas do arquipélago com o objectivo global de não permanecerem resíduos nas ilhas onde não possam ser reciclados ou valorizados.

Enalteceu, também, o facto de diversas autarquias açorianas estarem já a proceder à exportação de grande parte dos seus resíduos, actuando assim como autênticos precursores do futuro.

Salientou, igualmente, que a Direcção Regional do Ambiente tem facilitado a implementação do Sistema Regional de Informação sobre Resíduos, que este ano entrou em funcionamento, promovendo acções de formação em todas as ilhas.

Relativamente a esta matéria, Frederico Cardigos adiantou que o executivo açoriano já realizou 19 acções de formação nas ilhas do Corvo, Flores, Graciosa, Faial, Pico, Terceira e São Miguel, envolvendo um total de 329 participantes, como formandos de operadores de gestão de resíduos.

Ao nível do transporte rodoviário de resíduos, aquele responsável declarou que foram já emitidos 933 números de registo, o que significa que a nova Guia de Acompanhamento de resíduos para transportes terrestres já é utilizada gratuitamente por várias empresas e entidades nos Açores.

No âmbito do sistema de apoio financeiro ao transporte marítimo de resíduos, o director regional do Ambiente afirmou que, em 2009, candidataram-se cinco operadores licenciados para a gestão de resíduos que irão usufruir de um montante de apoio total de mais de 88 mil euros.

Frisou, no entanto, que aquele apoio financeiro governamental foi já alterado, permitindo, agora, o transporte marítimo de veículos em fim de vida a partir das ilhas onde não exista operador licenciado.

Revelou, a propósito, que todas as nove entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos de âmbito nacional têm a sua licença alargada aos Açores.

Especificou que a rede de centros de recepção e desmantelamento da Valorcar já conta com quatro unidades nas ilhas de São Miguel e Terceira e acrescentou que para a constituição da rede regional de centros de recepção da Valorfito foram recebidas seis inscrições correspondentes a quatro ilhas, representando um elevado potencial de crescimento de modo a aproximar as soluções dos agricultores.

Frederico Cardigos disse haver, actualmente, mais de meia centena de licenças de operação de gestão de resíduos atribuídas nos Açores, verificando-se a existência desses operadores com instalações licenciadas em todas as ilhas do arquipélago, à excepção, apenas, da ilha do Corvo.

Sustentou, por isso, que o aumento do número de operadores licenciados em 2009 foi catapultado por um conjunto de diplomas e iniciativas que, por decisão do Governo Regional, criaram especiais condições de incentivo e acompanhamento.

Este responsável reiterou, ainda, a vontade do executivo de Carlos César em garantir que todas as ilhas dos Açores possam beneficiar de um Ambiente mais que perfeito.



GaCS/CM

Sem comentários: