quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Primeira fase da construção do Parque Tecnológico avança em Maio



“O futuro à distância de um toque”, é esta a frase que serve de mote ao concurso de ideias lançado hoje, na Lagoa, pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, para a atribuição de um nome ao futuro Parque Tecnológico de São Miguel (PTSM).

Na cerimónia de apresentação do concurso, José Contente sublinhou a importância vital que o futuro Parque Tecnológico irá desempenhar no desenvolvimento da Região, associando a tecnologia de ponta a projectos motores que favoreçam o crescimento dos Açores num quadro regional, nacional e internacional. “O futuro PTSM materializa o princípio da economia baseada na sociedade do conhecimento e isso representa, para nós, uma aposta forte para que tenhamos um novo salto qualitativo no desenvolvimento regional”, referiu.

Foi também assinado hoje o contrato ARAAL com a autarquia da Lagoa para o arranque da primeira fase de construção do Parque Tecnológico, que corresponde às infra-estruturas subterrâneas, a zona da cave, onde será instalado o “disaster recovery center”, e ainda zonas de parqueamento e arquivo.

Dentro de dois meses avançam as primeiras obras no terreno - efectuado que está o saneamento básico na zona pela edilidade lagoense - um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros.

De acordo com o governante, todos os países mais desenvolvidos mantêm uma aposta forte no mundo da Ciência e da Tecnologia e foi isso, argumentou, “que o Governo Regional inscreveu no seu programa para esta legislatura. Aí está uma infra-estrutura na qual nós depositamos muita confiança e fundadas esperanças em duas vertentes: no emprego qualificado e nas mais valias das empresas de ponta que para cá virão”.

José Contente realçou os propósitos definidos para o PTSM, que deverá ser encarado e projectado para albergar as “melhores empresas, os melhores parceiros, os melhores investimentos e os melhores cérebros para que os Açores sejam também conhecidos como uma Região que baseia a sua actividade na economia sustentável e na eco-inovação”, disse, acrescentando que neste momento os Açores têm as condições necessárias para ganhar “a batalha neste mundo científico e tecnológico e sermos uma zona central no Atlântico onde se cruzam saberes, conhecimento e tecnologia”.

O concurso de ideias pretende motivar todos os açorianos a participarem com a sugestão de uma designação que identifique o Parque Tecnológico de São Miguel. “Este é um concurso para ficar na história dos Açores. A história do nosso futuro começa a ser escrita por si”, é desta forma que a campanha pretende apelar à criatividade de todos. As propostas devem ser apresentadas no website
http://www.ptecnologico@azores.gov.pt/ .

Nas palavras do governante, a iniciativa hoje apresentada pretende envolver os açorianos para a concepção da “marca” do PTSM, uma designação compatível com as normas associadas a este tipo de infra-estruturas, um nome simples, “mais vendável e mais audível sobre o ponto de vista da comunidade científica internacional e das empresas”, sublinhou José Contente.




GaCS/VS

Sem comentários: