segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Região vai participar na Associação Geoparque Açores


O Conselho do Governo decidiu autorizar a participação da Região na GEOAÇORES – Associação Geoparque Açores, anunciou hoje o secretário regional da Presidência.

Segundo explicou André Bradford, aquela associação terá por missão principal proceder à gestão do “Geoparque Açores”, promovendo e realizando acções conducentes ao desenvolvimento ambiental, sócio-económico, cultural, sustentável e equilibrado da Região.

À GEOAÇORES competirá ainda a realização de acções de sensibilização ambiental, de animação cultural e turística, bem como acções de protecção, conservação e divulgação do património natural, com especial ênfase para o património geológico.

Para além da Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, serão sócios-fundadores desta nova associação a ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores, a ASDEPR – Associação de Desenvolvimento e Promoção Rural, a GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional, e a ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento.

O comunicado do Conselho do Governo apresentado hoje dá igualmente conta de ter sido autorizado o procedimento, por ajuste directo, das empreitadas de concepção-construção de correcção do perfil do leito e de limpeza e renaturalização da Ribeira da Agualva, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, pelo valor base estimado de 2,5 milhões de euros, com a duração de 18 meses para cada uma das fases.

As obras em causa destinam-se a corrigir aquela linha de água na sequência da intempérie ocorrida no passado mês de Dezembro, a qual extrapolou o seu normal curso e provocou inundações em cerca de uma centena de habitações, desalojou mais de quarenta famílias e tornou intransitáveis diversas vias de circulação, bem como provocou cortes no abastecimento de água e electricidade à população.



GaCS/FG

Sem comentários: