terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Secretário regional da Agricultura e Florestas afirma importância das explorações de próteas nos Açores


O secretário regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que a diversificação agrícola está em crescimento na Região.

Durante a cerimónia de apresentação do livro “Próteas dos Açores”, que decorreu em Angra do Heroísmo, Noé Rodrigues, sublinhou que a cultura destas plantas prova que “a par de um sector agro-pecuário forte, que continua a ser o pilar da economia açoriana nas produções de leite e de carne, existe também o sector na área da diversificação que continua a crescer e a cativar novos produtores”.

Para o secretário regional, uma das fontes de crescimento do sector e da Região é a exportação das próteas “no total das sete ilhas que as produzem, já possuímos a capacidade de exportação de cerca de dois milhões de hastes”, o que se traduz numa “interessante dimensão na exportação, e que depois se revela na riqueza de uma região”.

A cultura de próteas tem aumentado na Região, onde actualmente já existem 38 produtores que exploram cerca de 66 mil hectares, e só no ano passado foram aprovados cinco novos projectos para a exploração da planta, o que se traduz em cerca de seis mil hectares de terreno e um apoio aos produtores de 500 mil euros.

Noé Rodrigues salientou ainda a importância do apoio de financiamento a 50% na compra de máquinas agrícolas para as explorações, o que no último ano se revelou num investimento de cerca de 700 mil euros.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas apostou também na formação dos produtores, que anualmente recebem a visita de um dos maiores especialistas da cultura desta espécie. O objectivo desta visita é o esclarecimento prático sobre técnicas de cultivo, para assim estimular o interesse e uma maior capacidade de resposta aos mercados internacionais.

Durante o lançamento do livro, da autoria de António Domingues e Carlos Ormonde, editado pela Fruter, Associação de Produtores de Frutas, de Produtos Hortícolas e Florícolas da Ilha Terceira, o secretário regional da Agricultura e Florestas sublinhou ainda a importância desta associação no desenvolvimento do mercado ao “dar dimensão e projecção económica aos produtos da Região”.



GaCS/ AMP

Sem comentários: