terça-feira, 30 de março de 2010

Carlos César realça a normalidade da relação entre o Governo Regional e os órgãos de comunicação social



Carlos César disse hoje que a relação entre o Governo Regional e os órgãos de comunicação social dos Açores (OCS) tem assentado “ numa normalidade que se funda na circunstância de cada um fazer o que lhe compete fazer.”

Acrescentando que o executivo tem criado as condições para que a liberdade esteja também associada ao dever de informar e de promover o debate e o pluralismo, o presidente do Governo dos Açores afirmou que os órgãos de comunicação social se inserem nesse quadro da forma que entendem.

“Nós não temos, nos Açores, órgãos de comunicação social propriedade do Governo e, por isso, não exercemos qualquer tutela. Limitamo-nos a respeitar os seus pontos de vista e, no que diz respeito ao Governo, a explicitar os nossos.”

Carlos César reitera, por isso, que o Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GaCS) é, apenas, um gabinete governamental que difunde informações, quer de interesse público que compete ao Governo veicular, quer sobre a actividade governativa, quer, ainda, sobre posições do Governo em relação às mais diversas matérias.

“O critério é de total transparência e o recurso à informação que é prestada por esse gabinete é feito consoante aquilo que os órgãos de comunicação social entendem fazer”, sublinhou o governante, que considera insultuoso para os O.C.S. e para os jornalistas açorianos insinuar qualquer outro tipo de relação.

Carlos César falava no final de uma audiência que concedeu a António Lourenço de Melo, administrador da Açormédia, e a Paulo Simões, director do jornal “Açoriano Oriental”, que o convidaram a estar presente na Gala que vai assinalar, no próximo dia 18 de Abril, o 175º aniversário de publicação do mais antigo jornal português.

O presidente do Governo não deixou, na ocasião, de manifestar a sua admiração pela consistência e pela contínua adaptação a novos tempos que tornaram possível uma tão assinalável longevidade num meio como o açoriano, fazendo questão de prestar homenagem a quantos fizeram o jornal e aos que lhe dão hoje continuidade e o afirmam como órgão de comunicação social de referência nos Açores.



GaCS/CT

Sem comentários: