quarta-feira, 24 de março de 2010

Governo dos Açores apresenta Fórum Jovem



O Governo dos Açores fez esta tarde, na Escola Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, a apresentação oficial do Fórum Jovem – 100% Cidadão, um espaço de debate de ideias que vai ser promovido em todas as freguesias dos Açores e que conta com um sítio na Internet para troca de experiências e participação activa nas políticas de juventude da Região.

O director regional da Juventude, Bruno Pacheco, que presidiu à sessão em representação do Secretário Regional da Presidência, André Bradford, disse aos jovens presentes que é importante o exercício pleno da cidadania desde a juventude, com sentido crítico, construtivo e participativo.

Bruno Pacheco disse ainda que este fórum pretende ajudar a reflectir sobre as novas formas de participação e apelou ao exercício de todos os direitos, como o do voto, uma forma de decidir, como referiu.

O director regional enfatizou que este novo projecto nasce da convicção de que os jovens açorianos são actores sociais e políticos que, com a sua sensibilidade, as suas ideias, opiniões, acções e propostas, são determinantes na sociedade do presente e do futuro.A sessão de apresentação do fórum, realizada em parceria com a FRAESA (federação de estudantes) e com a Associação Cultural Burra de Milho, assinalou, também, o Dia do Estudante.

Hoje à noite, na Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral, freguesia de Conceição, Angra do Heroísmo, realiza-se a primeira sessão de freguesia do Fórum Jovem, com o apoio da Associação Jaçor, da Associação Juvenil Mar Bravo e da FRAESA.

Na sessão, a Direcção Regional da Juventude proporciona a exploração de um “espaço” presencial que visa incentivar a partilha e a reflexão sobre a temática Cidadania Digital: Novas formas de participação.

Usando as novas tecnologias da informação e da comunicação, será garantida a continuidade do debate com o registo e divulgação de todos os contributos.

O endereço electrónico do Fórum Jovem é
http://www.forumjovem.drj.azores.gov.pt/



GaCS/FA

Sem comentários: