quarta-feira, 24 de março de 2010

Plano de Ordenamento da Orla Costeira para a ilha do Pico com participação alargada



O secretário regional do Ambiente e do Mar informou hoje que os trabalhos relativos à elaboração do Plano de Ordenamento da Orla Costeira da ilha do Pico (POOC Pico) estão a decorrer conforme programado, desenvolvendo-se presentemente a terceira fase do projecto, dirigida para a definição do plano e do modelo de intervenção a considerar.

A este propósito sublinhou que na passada semana tiveram lugar várias acções na ilha do Pico, tendo a Comissão Executiva e a Equipa Técnica responsável pela elaboração daquele plano especial de ordenamento do território reunido com as câmaras Municipais de São Roque, Lajes e Madalena, com o intuito de discutir os principais aspectos constantes da primeira proposta de regulamento e respectiva cartografia.

Para além do contínuo envolvimento das autarquias neste processo de planeamento, realizaram-se nos concelhos de São Roque e da Madalena duas sessões para a apresentação e discussão da proposta de Plano e do Modelo de Intervenção, nas quais participaram diversas entidades representativas dos interesses relacionados com a orla costeira. O workshop previsto para o concelho das Lajes do Pico não se concretizou devido ao facto das más condições meteorológicas terem atrasado a chegada dos técnicos à ilha do Pico.

Segundo Álamo de Meneses, o governo quer garantir a participação alargada de todos os agentes neste processo, incluindo entidades públicas e privadas e os cidadãos em geral. Neste contexto, informou que a secretaria regional do Ambiente e do Mar mantém no sítio da Internet do Governo Regional um espaço próprio para o acompanhamento do andamento dos trabalhos, sublinhando que todos os contributos são importantes para se conseguir elaborar um instrumento eficaz e adequado ao modelo de desenvolvimento preconizado nas orientações estratégicas de dimensão regional.

Ainda no âmbito dos trabalhos realizados teve lugar uma reunião com o Gabinete Técnico da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, com o objectivo de se analisar a articulação do POOC Pico com o Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.

O investimento do Governo Regional neste processo é da ordem dos 500 mil euros, prevendo-se que a aprovação do plano decorra ao longo do próximo ano.


GaCS/SF/SRAM

Sem comentários: