quarta-feira, 24 de março de 2010

Urbanismo no Atlântico português é tema de conferência na Biblioteca Pública de Angra



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo promove sexta-feira, dia 26 às 18 horas, uma conferência intitulada “Do urbanismo regulado no Atlântico português”, a cargo de Jorge Correia, da Universidade do Minho, especialista do modo português de construir cidades no período da Expansão Portuguesa.

Esta actividade integra-se no ciclo de conferências Oceano de Histórias – Novos Caminhos da História do Atlântico, realizado em parceria com o Centro de História de Além-Mar.

Pelas ilhas e costas do Atlântico, os portugueses implantaram vilas e cidades cujo traçado revela marcas de regulação geométrica entre os séculos XV e XVI. Em traços gerais, a conferência procura transmitir um panorama globalizante dos tecidos urbanos de fundação entre Quatrocentos e Quinhentos, da sua viagem e da aplicação de matrizes racionais entre o modelo científico e a experiência empírica portuguesa.

O conferencista é licenciado em Arquitectura e doutorado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com a tese “Implantação da cidade portuguesa no Norte de África”, publicada em edição bilingue.

Desde 2000, quando foi coordenador de conteúdos do projecto “Mazagão: património edificado de origem portuguesa”, trabalha sobre os aspectos formais da presença portuguesa no Magrebe com projectos de investigação (“Portugal e sul de Marrocos: contactos e confrontos - séculos XV a XVIII” ou “Centro Interpretativo da Cité Portugaise, El Jadida”), com comunicações e publicações de âmbito nacional e internacional.

Actualmente, é docente na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, onde lecciona matérias relacionadas com a História da Arquitectura e da Cidade, e investigador integrado do Centro de História de Além-Mar.


GaCS/FA/BPARAH

Sem comentários: