segunda-feira, 26 de abril de 2010

Alunos açorianos são deputados por dois dias na Assembleia da República



Durante dois dias seis alunos açorianos, das ilhas do Faial, Pico e Terceira, assumem o papel de deputados na Assembleia da República para defender os interesses açorianos no projecto nacional Parlamento dos Jovens.

A sessão parlamentar destinada aos alunos do Ensino Secundário vai decorrer de 26 a 27 de Abril, reunindo em São Bento jovens deputados de todo o país numa iniciativa anual da Assembleia da República.

Este programa, que no arquipélago conta com o apoio das Direcções Regionais da Educação e Formação e Juventude, visa dar a conhecer as regras do debate parlamentar, promover o debate democrático e incentivar a reflexão sobre um tema definido anualmente.

Na bagagem os alunos das Escolas Secundárias Manuel de Arriaga, São Roque do Pico e Escola Profissional da Praia da Vitória, levam várias propostas concretas, entre as quais se destaca a criação de uma lei que obrigue todas as listas concorrentes às eleições autárquicas e legislativas a incluírem 25 por cento de jovens (cidadãos dos 18 aos 35 anos).

Esta ideia, que consta do projecto de recomendação final do círculo dos Açores, foi aprovada em Março, durante a sessão regional do Parlamento dos Jovens, que decorreu na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores com 45 alunos do Ensino Secundário.

Os seis representantes açorianos seleccionados vão defender, ainda, a criação de uma “ponte” entre as Assembleias Municipais e o Parlamento para aproximar o poder da população, a limitação da participação política e acesso a cargos nas empresas públicas a 12 anos por cidadão e a criação de grupos, compostos por historiadores, professores e educadores, que percorressem as escolas do Ensino Básico para consciencializarem e aproximarem os jovens dos assuntos políticos recorrendo a jogos didácticos.

O porta-voz do círculo dos Açores será o aluno Ivo Xavier da Escola Secundária Manuel de Arriaga.

A 24 e 25 de Maio decorrerá a sessão parlamentar, de âmbito nacional, dedicada aos alunos do Ensino Básico. Os Açores estarão representados por alunos das Escolas de São Roque do Pico, Antero de Quental e Domingos Rebelo.


GaCS/RM

Sem comentários: