sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alunos da Terceira e S. Miguel representam os Açores nas Olimpíadas de Física



Os Açores vão estar representados na fase regional das Olimpíadas de Física, que decorre este fim-de-semana em Lisboa, por três alunos do Ensino Básico e quatro do Secundário, que frequentam escolas da Terceira e S. Miguel.

Da Escola Básica e Integrada Tomás de Borba, na Terceira, vão participar na competição, que decorre nos dias 24 e 25 de Abril, os alunos do 9º ano José Nogueira, Isabel Rodrigues e Sofia Brasil.

Integram, ainda, a comitiva açoriana os alunos do 11º ano João Dinis, Hugo Branco e Rodrigo Gomes, da Escola Secundaria Vitorino Nemésio e Dulce Correia, da Escola Secundaria Antero de Quental, que ficou classificada em exequo no 3º lugar do Escalão B durante a fase sub regional.

A fase sub regional das Olimpíadas de Física decorreu em S. Miguel nos dias 15 e 16 de Abril, envolvendo um total de 46 alunos de várias ilhas. Desde 2004 que as Olimpíadas de Física contam com uma fase sub regional nos Açores.

A fase regional, que será disputada este fim-de-semana, reúne alunos do norte, centro, sul e ilhas e os apurados irão participar depois na fase nacional, que decorrerá a 4 e 5 de Junho na Universidade de Coimbra.

As Olimpíadas de Física têm por objectivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacte em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.

Em ambos os escalões os alunos terão de realizar uma prova teórica (com carácter de exame) e uma prova prática (com uma vertente de manuseamento de material laboratorial, avaliando quer aspectos cognitivos, quer experimentais), sendo a classificação global atribuída pela média das prestações obtidas em ambas provas. No escalão A (Ensino Básico) a prova é realizada em equipa e no escalão B (Secundário) a prova é individual.

A Sociedade Portuguesa de Física organiza anualmente as Olimpíadas Nacionais de Física e promove a participação de uma equipa portuguesa na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).


GaCS/RM

Sem comentários: