sábado, 24 de abril de 2010

Autarquias devem assumir desafios que garantam a proximidade aos cidadãos, defende José Contente



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos participou, ontem, nas actividades do Dia de S. Jorge. Na sessão solene comemorativa do feriado municipal, José Contente começou por destacar o papel do novo autarca à frente dos destinos da Câmara Municipal das Velas.

Aos velenses, o governante transmitiu a satisfação de participar nas festividades naquele que é o “o dia maior do concelho de Velas, um concelho criado no ano 1500 e cheio de história”, referiu.

José Contente relembrou uma grande individualidade. “Gostaria de recordar a figura de João Soares de Albergaria de Sousa, político liberal que na sua Corografia Açórica, obra publicada em 1822, fundou a açorianidade enquanto consciência política do povo açoriano. Mas o povo desta ilha e deste concelho também integrou o "Batalhão Sagrado" de D. Pedro IV que tendo passado em S. Jorge em 11 Abril de 1831 levou como Bravos do Mindelo esta centena e meia de jorgenses amantes da liberdade”, recordou o membro do Governo.À luz dos ensinamentos da História, o Secretário Regional traçou a ponte entre dois períodos diferentes, marcando o passado a fim de antever o futuro. Nesse sentido assinalou que hoje os desafios são outros porque, na sua opinião, “a democracia está intimamente associada ao poder local. Depois de responder aos desafios da primeira geração, agora novos reptos como a competitividade e a qualificação devem fazer parte da agenda autárquica”.

Segundo essa orientação, as autarquias devem apostar, diz José Contente, na simplificação de actos administrativos e burocráticos; devem reforçar a aposta na implementação das novas Tecnologias da Informação e Comunicação; garantir a qualificação dos recursos humanos, e salvaguardar o reforço da cooperação e parcerias ao nível da diplomacia económica.

Para a concretização destes desafios que garantem a execução do poder local junto dos cidadãos, o Secretário Regional deixou garantias do apoio do Governo dos Açores nestas e em outras áreas de actuação.

“O Governo Regional está atento a estas novas oportunidades e exigências. Para fazer frente a estes pressupostos alocou 191 milhões de euros neste Quadro Comunitário e os Municípios têm agora mais 14 por cento das verbas do que no anterior Quadro Comunitário”, sublinhou.José Contente dirigiu ainda palavras de reconhecimento ao actual Presidente da Câmara Municipal das Velas, Manuel Silveira, definindo-o como um “ bom gestor da sua vida privada” traduzindo esta qualidade numa garantia para o desenvolvimento sustentável do concelho e, “parafraseando o senhor Presidente do Governo, também posso dizer: que bom é ser velense”, concluiu.



GaCS/VS

Sem comentários: