quinta-feira, 29 de abril de 2010

Carlos César reafirma a aposta açoriana na exploração das potencialidades do mar



A relação dos Açores com o mar – que o Governo Regional entende que deve ser produtiva e da qual a Região deve retirar o maior valor – decorre, “não na sequência de apelos últimos, mas de um trabalho continuado, já de alguns anos, em que investimos fortemente.”

Foi assim que o Presidente do Governo dos Açores enquadrou a cerimónia de inauguração do edifício de controlo do porto de recreio de Vila do Porto, em Santa Maria, inserindo o inerente investimento na política governamental de valorização de infra-estruturas ligadas ao mar.

Para Carlos César, a Zona Económica Exclusiva (ZEE) dos Açores, a maior da União Europeia, “representa um potencial cujo valor deve ser retido na região e que traz ao nosso país inúmeras vantagens”, como a da extensão da plataforma continental, conforme candidatura já apresentada às Nações Unidas.

Frisando que essa expansão territorial não será feita por causa da extensão do estuário do Tejo – mas sim devido à existência dos Açores e da sua condição de território de projecção do país e da União Europeia –, o governante disse que fica assim justificada a aposta açoriana no mar e, como no caso concreto de Santa Maria, na economia portuária como eixo de desenvolvimento.

“É importante não viver do que já foi o aeroporto de Santa Maria; é mais importante viver do que está disponível para novas oportunidades e novos negócios”, afirmou, para logo acrescentar um desafio à imaginação, à criatividade e á projecção de um futuro tendo em conta este novo presente.

As pescas, a transformação do pescado, a pesca desportiva, os desportos náuticos, o turismo de cruzeiros, a investigação, a museologia, a exploração de recursos minerais foram alguns dos sectores que o Presidente do Governo enumerou como sendo passíveis de atrair investimento privado e, com isso, potenciar a criação de empresas e de empregos.

“Ou seja, quando fazemos estas visitas oficiais, as instituições locais não nos devem perguntar o que é que nós estamos tencionando fazer no momento seguinte. Talvez o que nos devam dizer é o que é que elas estão tencionando fazer com aquilo que nós já fizemos aqui”, sublinhou.

Assegurando que o Governo estará sempre disponível para ajudar no aproveitamento da infra-estruturas já implantadas, Carlos César manifestou-se convicto das potencialidades da ilha de Santa Maria na economia portuária e assegurou que o seu executivo continuará, na ilha e nos Açores em geral, a cumprir com o seu programa e com os compromissos assumidos.

O edifício de controlo hoje inaugurado está integrado na empreitada de “Reordenamento do Cais para Ferries e das Infra-estruturas Terrestres do Porto de Recreio de Vila do Porto”, no valor de mais de 3,5 milhões de euros, a qual contempla também o reordenamento do cais de “ferries” e uma intervenção nas suas infra-estruturas terrestres, constituindo – como foi sublinhado pelo Presidente do Governo – um importante contributo para o contínuo desenvolvimento de Santa Maria.



GaCS/CT

Sem comentários: