terça-feira, 27 de abril de 2010

Conferência sobre Linschoten na Biblioteca de Angra



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo realiza, no próximo dia 30, às 18 horas, na sua sede, em parceria com o Centro de História de Além-Mar da Universidade dos Açores, a quarta conferência da série organizada pelas duas instituições, esta intitulada Jan Huygen van Linschoten na Terceira.Este evento, que tem contado com a participação de diversos especialistas da história do Atlântico, integra-se no ciclo de conferências Oceano de Histórias – Novos Caminhos da História do Atlântico, e tem como conferencista Arie Pos, da Universidade de Leiden.

O Itinerário (1596) do holandês Jan Huygen van Linschoten (1562-1611) foi uma obra-chave para a expansão marítima holandesa e inglesa e uma enciclopédia do mundo da Índia portuguesa, com ampla divulgação por toda a Europa.

Linschoten viveu cinco anos em Goa (1583-1588), onde juntou muitas das informações sobre a Ásia portuguesa que mais tarde publicaria na sua obra. Na viagem de regresso à Holanda, permaneceu dois anos na ilha Terceira (1589-1591), onde recolheu material para uma descrição dos Açores e para o seu famoso mapa da Terceira, também incluídos no Itinerário. O que trouxe Linschoten a Angra e será que a cidade hospedou um espião? Esta é uma interrogação recorrente, a ser abordada na conferência.

Arie Pos estudou Literatura Neerlandesa e Literatura Comparada na Universidade de Leiden e doutorou-se na mesma universidade com uma tese sobre chinoiserie na literatura neerlandesa e a imagem da China na Europa.

É tradutor e investigador, especializado em literatura de viagens e literatura moderna, e docente de neerlandês na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Traduziu a Peregrinação e Os Lusíadas para neerlandês e o Itinerário para português (com Rui Loureiro).


GaCS/FA/BPARAH

Sem comentários: