terça-feira, 27 de abril de 2010

Convenção sobre Vida Selvagem em análise na Horta




O paradoxo entre a necessidade de comercializar itens com valor cultural, como o scrimshaw, e o imperativo de conservar os organismos selvagens, como os grandes cetáceos, gera discussões apaixonadas e que, muitas vezes, necessitam de clarificação. Existindo convenções internacionais sobre a matéria e estando estas convertidas para legislação nacional com aplicação na Região, considerou-se importante dinamizar uma acção de formação sobre esta temática.

Assim, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), através da Direcção Regional do Ambiente enquanto autoridade administrativa regional com jurisdição nos Açores para as atribuições e competências no âmbito da aplicação da Convenção Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) irá promover no Centro do Mar (antiga Fábrica da Baleia), na Horta, uma reunião de trabalho sobre esta Convenção.

A acção será conduzida por João Loureiro, Coordenador da Unidade de Aplicação de Convenções Internacionais do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, no próximo dia 5 de Maio. Haverá uma sessão de manhã para os funcionários da SRAM e outra, durante a tarde, para as demais autoridades fiscalizadoras, serviços públicos e outros privados interessados.

Em pleno Ano Internacional da Biodiversidade, é importante estabelecer os limites de utilização das espécies da Região. Apenas com os conhecimentos sobre as capacidades de carga e as limitações legais existentes se poderá fazer uma utilização sustentável e responsável do nosso Património Natural.



GaCS/SF/SRAM

Sem comentários: