sexta-feira, 30 de abril de 2010

Edição XIV dos Jogos das Ilhas vai decorrer em Maio na ilha de S. Miguel



A edição XIV dos Jogos das Ilhas vai trazer, entre os dias 25 e 30 de Maio, cerca de 1.300 participantes à ilha de S. Miguel, revelou hoje em Ponta Delgada, o Director Regional do Desporto.

Em conferência de imprensa, António Gomes levantou um pouco do véu sobre toda a logística que está a envolver a organização destes jogos, numa parceria que junta o executivo e as associações desportivas dos Açores, salientando que é um grande evento desportivo internacional, que coincide com as comemorações dos Açores como a Região Europeia do Ano 2010.

Participam nesta edição dos jogos, para além dos Açores, as regiões das Canárias, Chipre, Corfu, Córsega, Elba, Guadalupe, Jersey, Korcula, Madeira, Malta, Martinica, Maiote, Sardenha, Sicília e Wight.

O desempenho dos jovens vai ser avaliado através nas modalidades de atletismo, natação, andebol, basquetebol, ginástica artística, judo, ténis, ténis de mesa, vela e voleibol, sendo o atletismo e a natação, as modalidades com o maior número de participantes.

A cerimónia de abertura vai ser marcada pela inauguração das obras de requalificação da pista do Complexo Desportivo das Laranjeiras, um apetrecho necessário para a realização das provas de atletismo.

Nas outras competições, segundo o Director Regional do Desporto, vão ser utilizados as instalações de alguns estabelecimentos de ensino de Ponta Delgada, como forma de dar a oportunidade aos jovens alunos de assistirem e aprenderem no âmbito das suas disciplinas curriculares.

Quanto à realização dos jogos eles vão realizar-se na sua maioria em Ponta Delgada, mas, também, a Ribeira Grande vai receber algumas competições, embora o destaque vá para a realização de algumas provas nomeadamente, de judo, no Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar.

Na divulgação dos jogos vai ser levada a cabo uma campanha promocional com outdors e mupis e ainda foi criada uma página no portal do Governo Regional, na morada
http://www.jogosdasilhas.com/.

Uma página interactiva e apelativa com um grafismo colorido, que além de toda a informação sobre os jogos, será actualizada diariamente com os resultados dos jogos das várias modalidades e onde o cibernauta encontra uma apresentação multimédia de promoção dos Açores.

Na ocasião foi lançado um selo comemorativo dos jogos com o logótipo dos jogos, que representa a união entre a cauda do açor e a cauda da baleia, e que no entender do Director Regional é uma iniciativa que visa abranger toda a população dos Açores.

Com um orçamento a rondar um milhão de euros, este é um evento que António Gomes espera que traga mais valias promocionais à Região, mas também aos participantes tendo em vista o intercâmbio dos jovens nas várias modalidades e respectivas regiões.



GaCS/LM

Sem comentários: