sábado, 24 de abril de 2010

Governo pretende criar um Business Innovation Centre nos Açores



O Governo dos Açores, através das Secretarias Regionais da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e da Economia, está a desenvolver um projecto de criação de um Business Innovation Centre nos Açores (BIC Açores).

Os BIC´s são organizações que promovem, estimulam e desenvolvem inovação em pequenas e médias empresas (PME's) nos vários estágios do seu desenvolvimento.
A propósito, o Director Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Paulo Menezes, e o Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, Arnaldo Machado, participam, durante este fim-de-semana, no Funchal, no Primeiro Encontro Nacional de BIC’s - Associação dos Centros de Empresa e Inovação Portugueses.

O evento pretende ser uma partilha e troca de experiências dos BIC’s portugueses, além de contribuir igualmente para a discussão de estratégias de desenvolvimento comum.

Durante o fim-de-semana, vão ser debatidas, entre outras, diversas questões relacionadas com a qualidade na formação e acompanhamento de empreendedores, em particular; a educação para o empreendedorismo na escola; o apoio ao lançamento de projectos empresariais inovadores; e o empreendedorismo no sector das artes, cultura e indústrias criativas.

Recorde-se que na génese da rede de BIC´s portuguesa reside a troca de experiências e intercâmbio de técnicos, a fim de contribuir para o incremento da capacidade de promoção de acções de marketing e apoio de especialistas em áreas específicas entre os BIC’s. A participação de cada BIC em outras redes nacionais e internacionais gera a possibilidade de qualquer outro membro dos BIC’s utilizar esses contactos para desenvolver actividades concretas.

Fomentar o empreendedorismo na sociedade com programas específicos orientados para todos os graus de ensino e formação profissional é um aspecto essencial à acção que a rede Business Innovation Centre desenvolve.

Os BIC’s surgiram num contexto económico, cultural e social próprio, perante o qual foram formatadas várias competências e capacidades para a rede nacional e até internacional, desde logo funcionam como parceiros, consultores e como organismo de implementação das políticas nacionais, regionais e locais de empreendedorismo, inovação, transferência de tecnologia e internacionalização, fundamentalmente no que concerne às PME’s, de novas iniciativas de base tecnológica ou de jovens empreendedores.

Promover a comunicação e cooperação com as universidades, institutos politécnicos, centros de transferência de tecnologia e entidades de apoio às empresas e aos empreendedores é outra das apostas, no sentido de fortalecer as redes regionais de desenvolvimento económico e social, numa perspectiva de sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida e competitividade das regiões.

O apoio ao desenvolvimento tecnológico, de inovação, competitividade e de gestão das PME’s, bem como a gestão de clusters e de projectos de desenvolvimento regional baseados na inovação e tecnologia, são outros dos principais desafios orientadores da acção dos Business Innovation Centre.



GaCS/VS

Sem comentários: