quinta-feira, 22 de abril de 2010

Intervenção paisagística nas rotundas de Ponta Delgada associa elementos naturais à arte decorativa



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, tem vindo a proceder à integração paisagística das várias rotundas em Ponta Delgada, num investimento de 135 mil euros.

No âmbito da requalificação dos nós da segunda circular, duas rotundas vão sofrer intervenção paisagística: a o Hospital e em São Gonçalo, esta última em fase de conclusão.

Em São Gonçalo, o projecto da rotunda visa enaltecer a harmonia e a beleza da paisagem natural. O conceito pretende recriar, figurativamente, a forma do Ilhéu de Vila Franca do Campo, com micro-modelações do terreno simbolizando o ilhéu e flores azuis para representar a água envolvente.

No caso específico da intervenção paisagística na rotunda do Hospital, a água é o conceito chave, explorado através da representação simbólica das ondas, com três modelações do terreno com formas ondulantes, em que a altimetria vai decrescendo, finalizando a continuação do desenho através de pavimentos inertes.

Fora da Segunda Circular, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos está a proceder à intervenção paisagística das Rotundas do Caminho da Levada e da Pranchinha.

No caso da Pranchinha, um conjunto escultórico em basalto orienta toda a intervenção, sob o tema “As Mós”, uma solução identificadora e marcante da zona onde a rotunda foi construída, local de indústrias de moagem.

Segundo o projecto, o enquadramento do conjunto escultórico – formado por três esculturas em pedra de basalto, cada uma delas representando uma mó - será relvado, com colocação de inertes e vegetação arbustiva.

Motivo bem diferente foi projectado para o arranjo paisagístico da rotunda do Caminho da Levada, agora alusivo à evolução técnica do aproveitamento dos recursos naturais para a produção de electricidade utilizados pela EDA.

“Com a intenção de evocar a síntese histórica de uma das empresas mais marcantes da Região, propõe-se desenvolver um monumento capaz de resumir a sua emergência num contexto local”, lê-se no projecto.

Com este objectivo, a arquitectura do arranjo da rotunda vai representar a evolução dos processos de produção de energia eléctrica no contexto particular açoriano. A figura central da rotunda será uma turbina, do espólio histórico da EDA, uma peça utilizada na produção de energia eléctrica através da hídrica.

A intervenção paisagística da rede viária regional é uma das principais apostas do executivo para a actual legislatura a nivel das acessibilidades.


GaCS/VS

Sem comentários: