domingo, 25 de abril de 2010

O valor excepcional das filarmónicas faz parte da identidade cultural dos açorianos



O Director Regional da Cultura considerou, sábado à noite, na vila de Lagoa, que não se pode falar da Cultura dos Açores sem se referir o valor excepcional das filarmónicas açorianas.

Jorge Bruno, que falava, em representação do Presidente do Governo, na abertura da exposição “Sociedade Filarmónica Lira do Rosário – Uma tradição com 90 anos”, salientou a circunstância de as filarmónicas estarem enraizadas em todas as ilhas da Região fazendo, portanto, parte da identidade cultural dos açorianos.

Na sua opinião, trata-se de um fenómeno associativo que surge desde os meados do século XIX, mas que ganha substância, especialmente, no período da implantação da República cujo centenário, também, se está a comemorar.

A exposição documental e instrumental foi organizada pela Câmara Municipal de Lagoa e está integrada no programa comemorativo dos 488 anos do Município. A Sociedade Filarmónica Lira do Rosário é uma das mais antigas da Região sendo, actualmente, composta por 58 músicos. Ao longo da sua existência tem contribuído para a formação musical de centenas de jovens.

Este facto foi, igualmente, salientado por Jorge Bruno ao referir os apoios que o Governo Regional concede às filarmónicas açorianas, nomeadamente, às suas escolas de música, que são autênticos viveiros de filarmónicos, afirmando que esse apoio vai continuar no sentido da renovação, com juventude, dos respectivos quadros de músicos.



GaCS/JMB

Sem comentários: