segunda-feira, 26 de abril de 2010

Organizações que não apostaram na qualidade não estão preparadas para vencerem no futuro



O Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade disse hoje, em Ponta Delgada, que as “organizações que não apostaram de forma estratégica na qualidade não estarão, seguramente, preparadas para actuarem e vencerem no futuro”.

Arnaldo Machado fez esta afirmação na cerimónia de abertura do seminário “Qualidade, Crescimento e Desenvolvimento Económico”, a cuja cerimónia de abertura presidiu, esta manhã, em representação do Secretário Regional da Economia.

Segundo referiu, a aposta na qualidade, num curto espaço de tempo, “deixará de ser um factor de diferenciação para constituir uma questão de sobrevivência das empresas no mercado”.

O director regional reforçou também a ideia de que uma política para a qualidade “não pode nunca ser encarada como um custo para as organizações”, devendo antes ser vista como “um importante instrumento de gestão e uma componente insubstituível de toda a acção de mudança”.

Na opinião de Arnaldo Machado, o nível de competitividade exigido pelo espaço económico em que estamos inseridos requer que as empresas “façam uma opção decisiva pela qualidade, integrando capacidade de inovação, sofisticação de gestão, recursos humanos especializados, tecnologias adequadas às exigências actuais e produtos de alta qualidade, com imagem de marca”.

“Uma cultura para a qualidade é pois uma exigência do nosso desenvolvimento”, sustentou ainda o director regional, adiantando “temos de promover uma nova atitude para a mudança, para a inovação e para o desenvolvimento sustentado”, por forma a garantirmos “o equilíbrio entre a vertente económica, a componente social e o ambiente”.

Arnaldo Machado defendeu ainda ser necessário continuar a trabalhar para que a qualidade “seja uma presença assegurada na nossa sociedade, articulando-se com políticas sectoriais adequadas que contribuam de forma eficaz para o nosso desenvolvimento e proporcionem melhor qualidade de vida aos cidadãos”.

O seminário “Qualidade, Crescimento e Desenvolvimento Económico”, que decorre hoje no auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada, é uma iniciativa da Secretaria Regional da Economia, através da Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, em colaboração com o Instituto Português da Qualidade.

Tendo como principal objectivo promover a Qualidade, enquanto factor estratégico de competitividade, o evento possibilitará, igualmente, perspectivar as políticas públicas e os instrumentos de apoio à Qualidade disponíveis, numa visão de futuro, envolvendo todos os que se empenham e assumem na sua liderança o caminho da Qualidade e do desenvolvimento sustentável.



GaCS/FG

Sem comentários: