quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária de Santa Maria vai ser requalificado



A Secretária Regional da Educação e Formação participou ontem à noite na cerimónia de Abertura dos Jogos Desportivos Escolares, fase sazonal, na EBS de Santa Maria. Foi o primeiro acto oficial integrado na visita estatutária que o Governo Regional está a efectuar na ilha.

Dirigindo-se às centenas de jovens atletas presentes, mas também aos funcionários e professores, Lina Mendes anunciou que o Pavilhão Desportivo da EBS de Santa Maria onde decorria a festa “ será brevemente intervencionado. Daqui a um ano estará melhorado. Ano após ano tem havido da parte do Governo Regional um investimento na criação de novas infra-estruturas e na requalificação daquelas que já existem. Por isso também apelo a que saibam aproveitar estes espaços, estes equipamentos, e os bons professores que têm porque sem eles seria difícil conseguir-se este trabalho e este envolvimento”.

A Secretária da Educação e Formação verifica que “ao longo destes anos, houve sempre lemas importantes nos Jogos Desportivos Escolares e que apelam para as questões dos valores, das atitudes, do saber estar. O lema deste ano, “Todos Jogam”, é importantíssimo porque apela ao respeito por si e pelos outros. Os Jogos, para além da promoção da actividade física e desportiva, têm a vantagem de pretenderem uma educação para os valores, para a cidadania, para o saber estar em equipa, em cooperação, em divertirem-se sem nunca perderem o respeito por si próprios e pelos outros. Isto é fundamental. Apelo para que aproveitem ao máximo, divirtam-se e que todos joguem”.

Lina Mendes sublinhou que este ano o desporto adaptado ( a pessoas portadoras de deficiência) vai participar. “Será uma primeira experiência de integração do desporto adaptado nos Jogos Desportivos Escolares e cada vez mais as escolas açorianas serão escolas inclusivas”, concluiu.

Os Jogos Desportivos Escolares (JDE) são um projecto de valor desportivo e pedagógico comprovado, que potenciam uma aproximação da sociedade civil às escolas e merecem a confiança e o investimento de todos, contribuindo para o desenvolvimento de um “espírito de escola”.

Através de uma dinâmica de transversalidade, que percorre todas as Unidades Orgânicas, os Jogos Desportivos Escolares aprofundam as relações de interdisciplinaridade no seio da escola e aproximam a comunidade açoriana.
Além das actividades de âmbito desportivo, os JDE conjugam outras actividades de carácter sócio-cultural, que abrangem toda a comunidade educativa.
Á semelhança dos anos anteriores, os JDE dividem-se em Fases Zonais (de apuramento) e Fases Regionais, do 2.º Ciclo, do 3.º Ciclo e de cada modalidade, por género, do Ensino Secundário.

A XXI edição do Jogos Desportivos Escolares, com o lema “Todos Jogam”, contam este ano com um total de 1.157 participantes, juntando as Fases Zonais e Regionais da competição.
Este evento desportivo conta com o patrocínio do Governo Regional, da SATA e de inúmeras autarquias açorianas.



GaCS/SF

Sem comentários: