sexta-feira, 23 de abril de 2010

Secretário do Ambiente participa em acção de campo para censo de gaivotas e registo de cagarros



Os Açores são “repositório de uma grande riqueza” de aves marinhas pelo que é nossa obrigação “manter um censo actualizado da evolução das diversas populações”.

A opinião é do Secretário Regional do Ambiente e do Mar e foi avançada hoje, no Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, durante uma acção de campo para censo de gaivotas e registo de cagarros.

Segundo explicou Álamo Meneses, é com a consciência dessa responsabilidade que a Região mantém com diversas entidades “contratos que visam monitorizar em permanência” as populações dessas aves no arquipélago.

Actualmente, a Região tem contratos com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e com o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores com vista ao estudo das aves em geral e ao acompanhamento em permanência da evolução das populações das aves marinhas que passam pelo arquipélago.

Quanto à sua participação na acção de campo que decorre hoje na zona do Vulcão dos Capelinhos, Álamo Meneses justificou-a com o propósito de “dar a conhecer aos açorianos a importância dos Açores enquanto habitat de aves marinhas” e o “trabalho que é feito nessa área quer pelo Governo quer pelas diferentes entidades parceiras”.


GaCS/FG

Sem comentários: