quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tecnologias de informação na saúde já funcionam nas unidades piloto



A Directora Regional da Saúde disse, hoje, em Angra, que estão já em funcionamento vários serviços do Sistema de Informação da Saúde.

No discurso proferido na sessão de abertura do Congresso Internacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, Sofia Duarte disse os módulos nucleares, de supervisão, recenseamento de utentes, agenda e estação médica dos cuidados primários, se encontram já disponíveis nos centros de saúde piloto da Ribeira Grande e Angra do Heroísmo e a partir a partir de 28 de Maio entrarão em funcionamento na unidade de saúde de São Jorge.

Segundo a Directora Regional da Saúde, o recurso às ferramentas electrónicas que estão a ser disponibilizadas vai diminuir o tempo efectivo na prestação de cuidados de saúde, disponibilizar meios de planeamento e afectação de recursos e optimizar as políticas de gestão.

Este projecto integra ainda um portal da saúde que terá uma componente interactiva permitindo, por exemplo a marcação de consultas por parte do utente.

A Directora Regional da Saúde, que participou nesta cerimónia em representação do Presidente do Governo, aproveitou o momento para realçar o interesse deste congresso, na partilha de experiências entre as regiões da Macaronésia, quer na área da saúde quer em outras áreas.

Este encontro, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, conta com a presença de Maria do Céu Machado, Alta Comissária para a Saúde.

Neste congresso, que decorre até um de Maio, em Angra do heroísmo e na Praia da Vitória, estão inscritos cerca de 440 participantes dos Açores, Madeira, continente português e Cabo Verde. Estão previstas 60 palestras e 150 comunicações livres.



GaCS/RC

Sem comentários: