sexta-feira, 21 de maio de 2010

Carlos César eleito Presidente da Comissão das Ilhas da CRPM



O Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, foi hoje eleito, por unanimidade, Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM).

A Comissão das Ilhas é a mais antiga comissão geográfica da CRPM e agrega os governos de 24 regiões insulares europeias, representando um total de cerca de 13,5 milhões de cidadãos, do Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido. Integrada num organismo inter-regional europeu com mais de 160 regiões, a Comissão das Ilhas tem por principais objectivos chamar a atenção dos Estados-Membros e instituições da União Europeia sobre as particularidades das ilhas da Europa e promover a tomada de decisões adaptadas à realidade insular, bem como impulsionar a cooperação em matérias de interesse comum.

Carlos César foi eleito, hoje à tarde, na sessão final da 30ª Assembleia Anual da Comissão das Ilhas, cujos trabalhos foram dedicados ao tema “Como podem as ilhas aproveitar novas oportunidades na perspectiva de um desenvolvimento sustentável?”.

O evento decorreu em Ponta Delgada, entre os dias 20 e 21 de Maio de 2010, a convite do Presidente do Governo dos Açores e integrado na programação “Região Europeia do Ano 2010”, reunindo cerca de meia centena de participantes, entre presidentes de regiões insulares, deputados ao Parlamento Europeu e representantes da Comissão Europeia, bem como de diversas instituições e organismos europeus.



GaCS/SF

Sem comentários: