domingo, 30 de maio de 2010

Centenas de famílias festejam o Dia Mundial da Criança no Parque Século XXI




O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, promove, durante todo o dia de hoje, uma grande festa dedicada às crianças, no Parque Século XXI.

Antecipando a comemoração do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, são diversas as actividades lúdicas que hoje deslocam centenas de famílias ao parque mais verde e moderno da cidade.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos juntou-se às comemorações e não deixou de realçar esta iniciativa dedicada essencialmente às crianças pretendem promover “a importância que os nossos jovens têm no presente e no futuro, e é por isso que lhe devem ser propiciados momentos de lazer, de confraternização e momentos de trocas de experiências, como está a acontecer hoje aqui”, referiu.

Além das dezenas de actividades diferentes que o Governo dos Açores preparou para as crianças, a Associação Açoriana de Protecção dos Animais e o Instituto de Apoio à Criança associaram-se também às comemorações, a fim de transmitirem “uma nova dimensão e novos valores às crianças para que elas possam continuar a construir um mundo cada vez melhor”, acrescentou José Contente, ao realçar a importância da educação cívica e ambiental dos mais novos, que muitas vezes servem de exemplos aos adultos.

Entre balões, pinturas faciais, aranha mágica, o touro mecânico, escorregas, insufláveis, a Hello Kitty, o Lago do Dino, entre outros, ao longo do dia estão programadas várias actividades. O ponto alto do dia será o concerto a cargo do Avô Cantigas e da Ritinha, antecedido por um espectáculo de dança pelo Ginásio Corpore.

“Queremos que hoje seja um dia de festa em homenagem a todas as crianças, e aqui podemos testemunhar aquilo que representam a síntese do que há de melhor no mundo das crianças, como a espontaneidade, a criatividade e também a vontade de viver num mundo cada vez melhor”, afirmou o governante.

Além de todas as actividades lúdicas, o Parque Século XXI garante todas as condições de segurança para o desfrute em plenitude das brincadeiras pelos mais novos e oferece ainda um espaço verde para o passeio em família.

O Dia Mundial da Criança é assinalado em todo o mundo desde 1950, data em que a ONU aprova a Declaração dos Direitos da Criança. Porém a data efectiva destas comemorações variam de país para país, sendo que em Portugal e em grande parte dos países de tradição católica festejam a efeméride no dia 1 de Junho, porque o mês de Maio é todo ele dedicado a Maria, Mãe de Jesus, seguindo-se então o mês de Junho como o mês dedicado às crianças.



GaCS/VS

Sem comentários: