sexta-feira, 28 de maio de 2010

“Exploratorium Móvel” estimula o gosto das crianças pela experimentação científica



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) apresentou hoje o Exploratorium Móvel, um equipamento itinerante ao serviço da Ciência Divertida, um projecto que será alargado às restantes ilhas do arquipélago, ao longo da legislatura, anunciou José Contente.

Com a conclusão do projecto InfoNetMóvel, e tendo em consideração a indiscutível importância da experimentação como forma de motivação e aprendizagem científica, o Governo dos Açores, através da SRCTE, converteu a viatura para o desenvolvimento de um novo projecto, o designado ExploMóvel.

“O Exploratorium Móvel, resultando na criação de uma estrutura de grande versatilidade para o desenvolvimento de actividades lúdico-pedagógicas de carácter experimental e de exploração científica, contribui para a divulgação e ensino experimental das Ciências”, sublinhou o governante durante a visita ao mini-autocarro, acompanhado de dezenas de alunos da Escola Básica da Relva.

José Contente realçou ainda que, para garantir a eficácia e continuidade dos programas de divulgação e implementação científica na Região, torna-se necessário que as gerações futuras tomem, desde cedo, o gosto pela Ciência e, acima de tudo, compreendam a sua importância como factor de desenvolvimento social, profissional e económico.

O que se pretende com este projecto, refere o Secretário Regional, é “promover e estimular no seio das gerações mais novas a curiosidade, a motivação e apetências para as áreas Científicas, o que pode contribuir para o surgimento de um gosto intrínseco por estas áreas, com a criação de alicerces sólidos para a continuidade do desenvolvimento científico da Região e sua integração efectiva no espaço europeu de investigação e inovação científica”.

Este equipamento pedagógico e didáctico pretende, essencialmente, desenvolver competências no âmbito da divulgação, experimentação e exploração científica, na aproximação das crianças a actividades lúdicas, com o objectivo de despertar nos jovens um espírito de empreendedorismo, de inovação e uma base científica em diversas actividades, através da experimentação.

A associação do conhecimento à Ciência Divertida, a cargo das monitoras da Tetrapi, responde, assim, aos grandes desafios e objectivos do Exploratorium Móvel, nomeadamente através do “Atomóvel”, o mini-autocarro apresentado hoje.

José Contente anunciou ainda o alargamento do projecto às restantes ilhas, acrescentando que “convém que este tipo de projectos seja o máximo divulgado pelos Açores, sobretudo em zonas onde não há tanta possibilidade de aceder a experiências, a materiais que de algum modo permitem o pensamento ligado à actividade científica, que é o objectivo do ExploMóvel”.

A viatura disponibiliza um conjunto de materiais e de equipamentos que permitem fazer experiências na área na física, biologia e outras disciplinas, e que de algum modo constituirão um treino e uma formação para a actividade científica das crianças.

O projecto ExploMóvel tem um custo anual de 75 mil euros.



GaCS/VS

Sem comentários: