terça-feira, 25 de maio de 2010

Investimento privado de quase 4,5 milhões de euros apoiado pelo SIDER



O Governo dos Açores aprovou, através do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER), durante o mês de Maio, no âmbito dos apoios ao Desenvolvimento do Turismo e do Desenvolvimento Local, um conjunto de incentivos para mais de duas dezenas de projectos que vão permitir um investimento total de cerca de 4,5 milhões de euros.

Os projectos aprovados dizem respeito, no âmbito do Desenvolvimento do Turismo, a investimentos na área do alojamento, restauração e animação, a executar nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Pico e Faial, envolvendo montantes de investimento privado superiores a 1 milhão e 400 mil euros.

No âmbito dos incentivos ao Desenvolvimento Local, foram aprovadas diversas candidaturas num investimento global que atinge quase os três milhões de euros para projectos que serão concretizados nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico.
Estes projectos foram aprovados encontrando-se já em vigor um conjunto de alterações ao SIDER que têm permitido encurtar de forma significativa os prazos quer de aprovação, quer, posteriormente de pagamento dos incentivos aprovados pelas respectivas comissões de análise.

Estas alterações, segundo o Secretário Regional da Economia, “têm permitido que todo o funcionamento do sistema de incentivos responda melhor às necessidades dos investidores”.

De facto, “o tempo médio de análise das candidaturas, ou seja entre a entrega da candidatura e uma decisão, situa-se em média nos 2,5 a 3 meses”, o que permite uma maior confiança em todo o sistema, “já que o empresário sabe que este é, efectivamente, o prazo cumprido para se decidir sobre o seu projecto”, disse recentemente Vasco Cordeiro num encontro com empresários.

Vasco Cordeiro salientou, igualmente, que “tem vindo a ser desenvolvido um trabalho que permita, igualmente, reduzir ao mínimo o tempo de pagamento dos incentivos aprovados”. Neste momento, salientou, “está a ser possível proceder a esses pagamentos no prazo de um mês”.

Desde o início do ano foram apresentadas cerca de 500 candidaturas com um volume de investimento superior aos 300 milhões de euros, tendo sido já aprovadas 420 candidaturas referentes a um investimento privado superior aos 250 milhões de euros.


GaCS/NM

Sem comentários: