quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jogos das Ilhas promovem desporto e cidadania



A secretária Regional da Educação e Formação disse na noite desta quarta-feira, nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, que os Jogos das Ilhas são “um veículo de promoção do desporto, da cidadania e dos ideais olímpicos na Região e junto da juventude insular europeia”.

Lina Mendes falava na cerimónia de abertura da XIV edição daquele evento desportivo que reúne anualmente adolescentes de regiões das ilhas da Europa, este ano realizado nos Açores.

A governante acrescentou que a iniciativa é também um veículo de promoção da Região além fronteiras e de potenciação de convívio, intercâmbios e amizades que os jovens participantes nunca vão esquecer.

Por outro lado, Lina Mendes disse que o facto de o Comité Organizador dos Jogos das Ilhas (COJI) confiar a organização deste evento desportivo internacional aos Açores “é o reconhecimento da capacidade organizativa que a Região possui”.

Isso mesmo reiterou o presidente do COJI e mentor desta iniciativa, Pierre Santoni, ao afirmar que os Açores podem estar orgulhosos por terem “preparado os Jogos com empenho” e por proporcionarem “a toda esta juventude, ávida de emoções intensas, uma oportunidade de formação, num local brilhante de luz e beleza”.

A cerimónia de abertura dos Jogos da Ilhas Açores 2010 contou também com um desfile das delegações participantes e com um espectáculo com música, coreografias e fogo de artifício.



GaCS/FA

Sem comentários: