sexta-feira, 21 de maio de 2010

Secretaria da Ciência e Tecnologia desenvolve vários projectos de ponta na área da Cartografia



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos tem vindo, nos últimos anos, a reforçar a aposta nos projectos da área da Cartografia, uma área que ganhou maior centralidade com a transferência das competências e atribuições do Instituto Geográfico Português (IGN) para a alçada deste departamento governamental.

Actualmente estão em curso vários projectos de ponta na área da Cartografia vectorial à escala 1/5000 em execução na ilha do Pico e em S. Miguel.

Na ilha montanha foram efectuados, em 2007, os voos de fotografia aérea à escala 1/15 000, já com vista à execução de informação geográfica de base à escala 1/5 000. Com o propósito de se evitar a desactualização do voo - e dada a necessidade de se obter uma cobertura total do arquipélago com cartografia vectorial para apoio aos diversos planos e intervenções da Administração Regional - foi recentemente adjudicada a execução de cartografia vectorial à escala 1/5000 de toda a ilha do Pico.

Esta cartografia está já a ser executada, um investimento que ascende aos 70 mil euros, estando previsto o acesso a esta informação pelas diferentes entidades ainda no decorrer deste ano.

No caso da ilha de São Miguel, 2009 marcou o início do processo de execução da nova série cartográfica à escala 1/5000, processo este que estará concluído antes do mês de Junho, altura em que será lançada a cartografia. Este projecto envolveu custos que rondam os 20 mil euros.

Após transferidas as competências do IGN, não foram só as da Delegação Regional do IGP, mas também outras que eram desempenhadas pelos serviços centrais em Lisboa, como o cálculo e observação das redes geodésica e de nivelamento geométrico, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos procedeu ao início do nivelamento de alta precisão na Região Autónoma dos Açores.

Perante este desafio, procedeu-se à análise da situação de cada uma das ilhas face às necessidades de dotação de um sistema altimétrico de precisão, através da observação de circuitos de nivelamento geométrico e gravimetria, ou de um sistema de média precisão com recurso a GNSS e modelo de geóide.

As acções relativas ao Nivelamento Geométrico a desenvolver em cada ilha foram revistas e a primeira fase do mesmo arranca nas ilhas de S. Miguel e Terceira.

Para a observação dos circuitos previstos na Fase I foram entretanto adquiridos dois conjuntos completos de Níveis de Alta Precisão, cujo investimento inicial ronda os 20 mil euros.

Outra das apostas desta Secretaria Regional é a constante actualização dos software, de grande importância para que os técnicos possam trabalhar com as últimas aplicações existentes e manterem-se, assim, permanentemente actualizados.

Este ano foram já actualizados os softwares de topografia, desenho, das aplicações e equipamentos relacionadas com a Rede de Estações Permanentes da Região Autónoma dos Açores, REPRAA, um investimento de quarenta mil euros.

Recorde-se o esforço da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos na aposta da cartografia digital dos Açores, informação essa já disponível no Google Earth e Virtual Earth da Microsoft.


GaCS/VS

Sem comentários: