terça-feira, 22 de junho de 2010

82 Espaço TIC nos Açores facilitam e promovem o acesso dos açorianos às novas tecnologias da informação e comunicação



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos inaugurou hoje um novo Espaço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na cidade da Ribeira Grande.

A funcionar no Teatro Ribeiragrandense, o novo espaço, o sétimo no concelho da Ribeira Grande e o 82º nos Açores, pretende abranger o maior número de pessoas, jovens, adultos e idosos, para a utilização das ferramentas e equipamento disponíveis.

Na cerimónia de inauguração José Contente exprimiu a sua satisfação pela abertura de mais um Espaço TIC nos Açores: "este movimento significa a nossa vontade de difundir as tecnologias da informação e comunicação a um público cada vez mais alargado, acreditando que estes novos espaços divulgam estas novas áreas que são fundamentais para o desenvolvimento dos Açores”.

A propósito, o governante sublinhou "a missão do executivo açoriano em fazer com que cada vez mais pessoas acreditem e apostem na área das tecnologias como motor de desenvolvimento da economia regional, queremos mais pessoas a entrar neste movimento de modernidade”.

De acordo com o Secretário da tutela, há um conjunto vasto de potencialidades que estes espaços podem “e devem” oferecer e que dependem essencialmente “da imaginação de quem estiver a geri-los e de quem estiver a participar na formação”, acrescentou.

O Espaço TIC da Ribeira Grande, financiado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos no montante de dez mil euros, em 2010, ficará a cargo da autarquia na gestão e contratação de pessoal para formação e acompanhamento.

Refira-se que, só nos últimos três anos, foram investidos cerca de três milhões de euros no funcionamento e equipamento de Espaços TIC, de Santa Maria ao Corvo, “para que os açorianos tenham ao seu dispor as competências básicas exigidas para o uso de ferramentas, como a Internet”, disse José Contente.

O governante transmitiu ainda uma mensagem de incentivo, apelando aos cidadãos para que “acreditem e apostem em novas oportunidades para o futuro da Região, porque se tivermos pessoas mais bem preparadas nesta área, conseguimos uma estratégia qualificante para os Açores, onde o Governo, as autarquias, os cidadãos em geral possam intervir e colaborar”, referindo ainda que da parte do Governo dos Açores tem sido feita uma grande aposta na qualificação dos recursos humanos, educando os jovens e os adultos numa cultura digital e proactiva.



GaCS/VS

Sem comentários: